educar para preservar

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
UNIP INTERATIVA









PROJETO INTERDISCIPLINAR
EDUCAR PARA PRESERVAR:
ÁGUA E LIXO RECICLÁVEL













Carla Cristina A. G. Thomé RA: 1108225
Roseleide Lima de Souza RA: 1120791
Liliany Moreno Trevisan RA: 1115568
Marlúcia Souza Silva RA: 1126375
Polo- Santos- Boqueirão
Justificativa
Nos dias atuais, surge a necessidade de despertar aatenção dos educandos para a problemática da degradação do meio ambiente. A racionalização da água e sua importância para a sobrevivência do indivíduo, a problemática do lixo e a questão da poluição, são temas relevantes a serem trabalhados na escola, pois, dentre as funções que a escola exerce, seu objetivo maior é formar cidadãos responsáveis, críticos e participativos na sociedade.
Segundoos PCNS para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, os alunos precisam ser capazes de perceberem-se, integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio. Dessa forma, cabe à Escola criar ações que proporcionem ao aluno, momentos de reflexões e experimentações, que desenvolvam noindivíduo atitudes críticas e participantes no meio em que vive.
As problemáticas que envolvem o meio ambiente atingem a todos e não podem ser ignoradas, e a escola tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, procedimentos e atitudes por parte dos alunos, contribuindo assim, para ao desenvolvimento da cidadania e da formação ética do educando, visando assim, sua formação global.


Situação-problema


As questões ambientais tem sido uma preocupação constante para a humanidade. A ameaça da falta de água e o crescente aumento da produção do lixo em decorrência do consumismo desenfreado geram grandes discussões. Até quando o homem ficará inerte e contribuirá com a destruição do ambiente em que vive? O que será feito para sanar a falta de água e a poluição do meio tão essencial atodos. Essas são questões que precisam de respostas, pois, se o homem não se mobilizar para preservar o ambiente em que vive destruirá não apenas o meio, mas, a si próprio.

Público alvo

Alunos do 4º ano, professores pais e comunidade.


Objetivos gerais:

Conscientizar os alunos sobre a problemática da degradação do meio, desenvolver no educando atitudes éticas de cuidados e preservaçãoestimulando em cada um o cuidado e o interesse pelo tema em questão; envolver a comunidade na busca por soluções práticas que tragam benefícios ao meio ambiente e a sociedade.


Objetivos específicos:

Estimular a expressão de opiniões próprias, desenvolver o raciocínio lógico matemático, manipular materiais diversos, aprender a produzir textos, desenvolver a observação crítica, selecionar eclassificar materiais diversos, conscientizar e estimular a comunidade a preservar o meio, desenvolver a escrita, e estimular a criatividade.



Embasamento teórico

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois, o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.As questões ligadas à preservação do meio e sua temática, compõem a lista de assuntos de relevância internacional. Todos reconhecem a vital importância da preservação do meio para que haja vida na terra.
Na conferencia da ONU realizada no Rio de Janeiro (rio-92), foi discutido a importância da educação ambiental para o inicio da implantação de um novo modelo de desenvolvimento que visa tanto ocrescimento econômico quanto a preservação do meio ambiente, denominado como desenvolvimento sustentável. Segundo os PCNS, Por ocasião dessa conferência, cidadãos representando instituições de mais de 170 países assinaram tratados nos quais se reconhece o papel central da educação para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • preservar
  • Educar é...
  • Educar
  • Educar
  • Como educar?
  • educar
  • educar
  • educar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!