01215412316542

3438 palavras 14 páginas
CPAP NASAL

O CPAP nasal é um sistema que fornece pressão positiva de maneira continua nas vias aéreas do paciente. O principio teórico de funcionamento é o seguinte:
O ar entra nos pulmões devido a uma diferença de pressões, desde o lugar de maior pressão para o lugar de menor pressão.
Como os Recém Nascidos respiram preferencialmente pelo nariz, o ar oferecido sob pressão nas narinas é deslocado através das vias aéreas e essa pressão é transmitida aos alvéolos pulmonares, aumentando o seu diâmetro e evitando que se colapsem.

EFEITOS DO CPAP NASAL: aumento da pressão transpulmonar, incremento da capacidade residual funcional, aumento da área de troca gasosa, prevenção do colabamento dos alvéolos instáveis com diminuição do shunt intrapulmonar, melhora da complacência pulmonar, reduz a resistência vascular pulmonar pela melhora da oxigenação, otimiza a relação V/Q, protege o surfactante, diminui a resistência da via aérea pelo aumento do seu diâmetro e estabiliza o do diafragma e a caixa torácica.

INDICAÇÕES DO CPAP NASAL: Doença da membrana hialina, TTRN, Síndrome de aspiração de mecônio, pneumonia, cardiopatia, apnéia da prematuridade, no desmame da ventilação mecânica e em praticamente todas as causas pulmonares de desconforto respiratório neonatal.

CONTRAINDICAÇÕES DO CPAP NASAL: Hérnia diafragmática congênita, defeitos de face e palato, atresia de esôfago e no pneumotórax não drenado.

Cabe aqui fazermos algumas considerações em relação a alguns pontos que em algum momento suscitaram controversas, mas que hoje estão bem definidos.
A síndrome de aspiração meconial não contra-indica o uso de CPAP nasal. Antigamente se dizia que o RN com esta patologia deveria ser colocado no hood ou em ventilação mecânica convencional (VMC), pois o CPAP aumentaria o risco de pneumotórax. Este argumento é facilmente rebatível uma vez que consideramos que se colocarmos o paciente em VMC ele receberá PEEP igual que no CPAP, mas receberá

Relacionados