Educacao em Mocambique

431 palavras 2 páginas
escola a inserirem-se nos trabalhos produtivos, formando cooperativas e associações sem fins lucrativos, sobretudo na agricultura, de modo a garantir a satisfação das necessidades primárias da população.
Antes da independência, nas zonas libertadas, e logo a seguir, pelo menos nos oito primeiros anos, a expansão quantitativa do sistema de educação de Moçambique consolidou-se gradualmente mas de forma consistente e simultaneamente foi acompanhada por um processo inovativo que apesar de nem sempre ter sido linear e unívoco, atingiu todos os níveis do sistema.
À luz desta premissa, após a independência Moçambique ratificou vários documentos internacionais comprometendo-se a envidar esforços para que a educação seja preponderante. Dentre vários documentos há que citar a Declaração de Jomtien, o CONFINTEA, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Dakar) e a Declaração Mundial sobre População e Desenvolvimento.
Face a estes compromissos, todos eles, englobando a componente de redução do analfabetismo e educação de adultos como um objectivo a prosseguir, e na sequência da implementação do primeiro programa quinquenal do Governo em tempo de paz, estabilidade e reconciliação nacional, verifica-se um ressurgimento, a nível nacional, da educação.
Este ressurgimento preconiza a intensificação do investimento na alfabetização de adultos e promove uma maior visibilidade deste sector, entre outros aspectos.

Conclusão
Chegado ao final do presente trabalho, constatei que o sistema de educação em Moçambique no período pós-independência sofreu várias transformações, desde a saída dos Portugueses que adaptavam um sistema diferente da realidade Moçambicana. As calamidades naturais e a guerra civil que fez com que Moçambique perdesse recursos materiais e humanos em todos os sectores incluindo a educação que é tida com a base para o desenvolvimento de qualquer nação. O sistema de educação de Moçambique apresenta actualmente objectivos com vista a melhoria da qualidade de

Relacionados