Educação e Diversidade Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Páginas: 7 (1569 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância – Polo Roseira


José Vicente dos Santos - 8520927419
Osvaldo Correard Neto - 8929103482
Sirlene Souza Silva Correard - 8929103477
Umberto Martins Pires – 8520899522


DESAFIO PROFISSIONAL




Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Tutor: Romain


ROSEIRA
ABRIL/2014

1INTRODUÇÃO
O Desafio apresentado, em cada um dos passos, promove o multiculturalismo e a diversidade de uma forma que nos faz repensar certos conceitos intrínsecos em nossa cultura nos levando a quebrar paradigmas e analisar a escola como parte da superestrutura humana e como as escolas são criadas para produzir e garantir as relações de produção do ser. Temos visto também que viver em sociedade éuma situação educativa, dado que a vivência entre os homens é condição de educação. Esse processo educativo significa evidenciar o que há de humano dentro do ser humano e trazer ao homem a capacidade de atuar entre outros homens, aprendendo e ensinando, já que não nascemos com nossas capacidades desenvolvidas. Assim a educação leva o homem há um processo permanente de socialização queprogressivamente passa a fazer parte do conjunto de experiências, caráter social e as relações que ele terá com a sociedade.

2 PASSOS
2.1 Passo 1
Foram analisados os artigos contidos na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História eCultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1, e desses foram extraído e compilados os assuntos que tratavam de diversidade e multiculturalismo como segue no quadro abaixo:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional LDBEM 9.394/96.
A educação deve estar presente na vida familiar, escolar nos movimentos sociais e culturais. A família e o estado têm o dever de preparar o educando com valores profissionais e morais, esse ensino deve ser igual para todos, com liberdade de expressão e respeito a diversidade, fortalecendo o vinculo entre a escola, o trabalho e a pratica social. A obrigatoriedade do ensino daestrutura étnica brasileira, com conteúdo curricular e métodos adaptados para a necessidade dos alunos da zona rural.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Onde os alunos sejam capazes de desenvolver a cidadania e posicionar-se de maneira critica nas diferentes situações sociais. Conhecer a identidade nacional, politicamente e culturalmente exercendo a cidadania, englobando outros povos enações, posicionando-se contra quaisquer tipos de discriminações, contribuindo ativamente para a conservação do meio ambiente, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva e usar todos os tipos de comunicação, como meio de expressar as suas ideias.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicas Raciais e para o Ensino da História e CulturaAfro-brasileira e Africana.
Esse projeto inclui pela primeira vez, programas de alfabetização de jovens, adultos e educação indígena com ênfase na Diversidade, inclusão educacional, Educação no Campo e Educação Ambiental, incluindo os programas de combate a descriminação racial e sexual e a valorização da Diversidade Étnica, apoiando as populações que vivem em situações de vulnerabilidade social. Um dosseus objetivos é tornar a multiplicidade de experiências pedagógicas dessas áreas em modo de renovação nas praticas educacionais.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1.
Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação
  • ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira e diversidade
  • Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
  • EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • Estrutura e organização da educação brasileira e educação e diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!