educação física um resgate historico

Páginas: 16 (3817 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO





Pesquisa em Educação Física um Resgate Histórico










Introdução

Este trabalho pretende dar uma breve introdução histórica no intuito de contextualizar a pesquisa na Educação Física, bem como apontar a atuação desta área nos diferentes períodoshistóricos as influencias das pricipais correntes no processo de formação desta área do conhecimento, e finalmente uma breve expocição das linhas de pesquisa atualmente.
Ainda fazer um esboço do que consiste uma pesquisa nos dias atuais e abordar as linhas de pesquisa neste campo bem como os tipos de pesquisas e as características das mesmas.














1.0 A Educação Física

Aeducação física como conhecemos hoje passou por uma evolução ao longo da historia, dessa forma seus objetivos e métodos mudavam a cada contexto histórico em que ela estava inserida, se adaptando a cada visão do corpo e estética ao longo da civilização.
Na antiguidade predominava-se a educação espontânea e a preocupação de formar guerreiros fortes e ágeis prontos para lutarem por sua terra. Entãosurge na Grécia outro tipo de educação que via o homem como dual, ou seja, corpo e mente, a partir dai começa a historia da educação física, primeiramente vista como atividade física que proporcionava a estética corporal e o fortalecimento do caráter. Esse tipo de educação se concentrava nas cidades-estados gregas, Atenas e Esparta.
Em Atenas predominava a educação desportiva, as vitórias em jogosolímpicos eram reconhecidas como de grande valor. Já em Esparta a preocupação girava em torno da formação do guerreiro a preparação militar e o dever cívico. A atividade física ateniense estava voltada para formação física, em segundo plano, e a formação estética e moral.
{...} compreender tanto o cultivo do corpo, a beleza física, com o
sentido moral e social. Ambos os aspectos predominam aquisobre o
intelecto e o técnico. Os jogos e esportes, o canto e a poesia, são
instrumentos essenciais dessa educação, de tipo ainda minoritário,
embora com espírito cívico e, em certo sentido, democrático, por ser
patrimônio de todos os homens livres. (LUZURIAGA, 1990, p. 40).
A educação física no império romano estava direcionada para o aspecto viril do homem a conquista de novas terras, aexpansão de um império, os aspectos de higiene e saúde também estavam voltados para a educação física romana.
Nesse momento é através dela que são preparados os guerreiros conquistadores e gladiadores hábeis e resistentes para vencer os combates nas arenas romanas. Na decadência do império romano a guerra já não era fator primordial das atividades física, mas sim o lucro, o corpo passa a servisto como ferramenta de trabalho.e passa a ser visto como o ideal para se conseguir bens e melhorar as condições de existência.
A idade média tem inicio com a divisão do império romano e coloca a igreja católica como centro do poder cultural, surge a visão de uma educação religiosa, onde corpo era visto como fonte de pecado dessa forma a educação física foi deixada de lado. Entretanto, esclareceLuzuriaga (1990), as cruzadas organizadas pela Igreja durante os séculos XI, XII e XIII exigiam, evidentemente, uma preparação militar e dentre as atividades físicas deste período destacam-se a esgrima e a equitação.
Essa educação cavalheiresca que surge nessa época se destinava a nobreza e tinha como principais exercícios o manejo do arco e da lança, corrida, equitação, esgrima, natação e caça.Preconizando a formação de um homem valoroso, honrado, cortês e hábil.
No renascimento o corpo já não é visto como algo pecaminoso, no lugar dessa visão entra o racionalismo apoiado pela rápida evolução da ciência que vê o corpo como algo a ser disciplinado.
As atividades físicas que subsidiam a educação intelectual e, nesse período, surgiram os jogos mentais, que posteriormente “[...] serão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educaçao fisica em questao: resgate historico e evoluçao conceitual
  • EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO: RESGATE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL
  • Educação Física e seus contextos históricos
  • Historico e evoluçao da educaçao fisica
  • histórico Da Educação Física
  • Aspectos históricos da Educação Fisica
  • apontamentos historicos da Educação Fisica
  • Breve historico da educação fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!