Trabalho ABORDAGEM CRITICO SUPERADORA

562 palavras 3 páginas
ABORDAGEM CRITICO-SUPERADORA

Esta abordagem é baseada no marxismo e no neo-marxismo, tendo recebido na Educação Física grande influência dos educadores José Libaneo e Dermerval Saviani.

Um Pouco dos Autores:

O trabalho mais marcante dessa abordagem foi publicado em 1992, no livro intitulado Metodologia do ensino da Educação Física, publicada por um Coletivo de autores.
Esta abordagem tem como principal visão não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico, por isso é possibilitar a compreensão, por parte do aluno, dos conteúdos aproximando da realidade e mostrando o quanto houve mudanças ao longo do tempo.
Essa abordagem é diagnóstica porque pretende ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor, este juízo de valor irá depender dos interesses de uma determinada classe e de quem julga, ela busca uma direção que depende da perspectiva de quem reflete.
Neste sentido que o papel da Educação Física ultrapassa o ensinar esporte, ginástica, dança, jogos, atividades rítmicas e expressivas, a fim de conhecer o próprio corpo. Essa reflexão sobre a Cultura Corporal é importante pois vincula uma contextualização histórica de ligação com a realidade vivida, tendo a educação física o papel de formar cidadãos críticos.
Incluindo assim também valores como atitudes e garantir ao aluno o porquê de ele estar realizando este ou aquele movimento, ressaltando que o ensinar não significa apenas transferir ou repeti conhecimentos, mas criar as possibilidades de sua produção crítica, assimilando estes conhecimentos e contextualizando-os e fazendo o resgate histórico e aproximação da realidade.
Assim as aulas de Educação Física necessita de momentos de debates sobre os movimentos, discutir com os alunos como surgiram as danças, as lutas, os jogos, entre outros, manifestações essas que fazem parte do dia-a-dia escolar da vida dos sujeitos.

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas