EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO: RESGATE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
Resumo do texto: “EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO: RESGATE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL”.

1. Uma atividade física

Nos povos primitivos a educação era essencialmente natural e predominavam as atividades vitais à sobrevivência, englobando tanto o aspecto imitativo e co-participativo quanto o aspecto lúdico. Essa educação consistia basicamente na transmissão de vivências e experiênciasfundamentais à sobrevivência do indivíduo e do grupo através das habilidades diárias.
Pelo seu caráter nômade, as habilidades de caça e pesca e o vigor físico foram essencialmente importantes para que os povos antigos atingissem o próximo estágio na sua escalada evolutiva, a sedentarização.
Após inúmeras derrotas, os grupos sedentários passam a manter atividades físicas organizadas e constantes, cujoobjetivo é a preparação para resistir aos possíveis ataques. Sendo assim, a Educação Física na antiguidade pode ser entendida como uma preparação para os embates, com caráter predominantemente militar e guerreiro.

1.2 Da formação do atleta à formação do guerreiro

Além da educação espontânea que caracteriza os antigos habitantes da terra, existia nos povos da Antiguidade grega uma outra formade educação: a educação dos efebos. Os jovens eram submetidos a exercícios rigorosos longe dos seus clãs. Essa iniciação era concluída com uma cerimônia de ordenação em que participam todos os membros da tribo. A efibia atenienses, que nasceu com a finalidade de preparar para a guerra, torna-se escola também intelectual.
Para os filósofos gregos que procuravam explicar o homem de forma dual, corpoe mente, os exercícios físicos eram essencialmente importantes tanto para a produção de beleza física, quanto para a formação do caráter. A filosofia pedagógica que orienta a educação grega tem o mérito de não divorciar a intelectual da corporal.
A civilização grega deu início a um novo tempo na história da humanidade, descobriu-se o valor humano, a individualidade, começando, efetivamente, ahistória da Educação Física.
De modo geral, pode-se conceituar a Educação Física grega como um conjunto de atividades com a finalidade de desenvolver a perfeição física e os valores morais, buscando a formação do indivíduo forte, saudável, belo e virtuoso.
Falar sobre Educação Física conduz, necessariamente, às principais cidades-estados gregas, Atenas e Esparta. Enquanto Atenas consolidou oEstado do Direito, Esparta optou pelo Estado do Dever, onde tudo girava em torno do interesse coletivo e os exercícios físicos tinham caráter predominantemente guerreiro.
A compreensão da Educação Física para os romanos relacionava-se não mais com o aspecto humanista como faziam os gregos, mas com a preparação militar pura e simples, em um primeiro momento. Posteriormente, quando se inicia adecadência do Império Romano, outros elementos são introduzidos para formar novo conceito. Nesse momento ela é um meio através do qual são preparados, além do guerreiro conquistador, o gladiador hábil e resistente para vencer os combates sangrentos nas arenas e circos romanos.
Com o surgimento do cristianismo, passou-se a preconizar o abandono do corpo e os interesses centram-se na conquista da vidacelestial, o que contribui para o enfraquecimento da austeridade dos romanos.

1.3 As destrezas físicas
A Idade Média erigiu como instituição suprema a Igreja, esta adotou uma visão de homem cuja existência estava inteiramente dedicada à vida celestial. O surgimento do cristianismo colocou novos rumos para a história ocidental e a educação centrou-se, sobretudo, no ascetismo, na vida emotiva ereligiosa e no ensino de matérias abstratas, ficando os exercícios ginásticos relegados a um plano secundário.
A Educação Física desse período pode ser entendida como um conjunto de práticas, que tinha como objetivo o desenvolvimento de habilidades físicas específicas buscando a formação do indivíduo hábil, valoroso e cortês.

1.4 Do bem estar físico ao conceito atual de Educação Física

No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resgate histórico e evolução conceitual
  • educação física um resgate historico
  • Historico e evoluçao da educaçao fisica
  • UM RESGATE CONCEITUAL E HISTÓRICO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS
  • RESGATE CONCEITUAL E HISTÓRICO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOA
  • Histórico da evolução da informática na educação
  • Bibliografia : Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas
  • Educação Física e seus contextos históricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!