educação como necessidade fundamental

Páginas: 20 (4841 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO






EDUCAÇÃO COMO NECESSIDADE FUNDAMENTAL
PROUNI








FLÁVIO LEAL
NILSON RODRIGO NAKAMURA
WILLIAM MAGALHÃES




CAMPO GRANDE
2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO






EDUCAÇÃOCOMO NECESSIDADE FUNDAMENTAL
PROUNI





Trabalho de pesquisa apresentado ao
Curso de Administração Noturno da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
como pré requisito para capacitação na
matéria Seminário Temático II.
Orientador(a)Prof Mestra Tania Calarge






CAMPO GRANDE
2012

SUMÁRIO

1

3.1

4.1.2 Beneficio fiscal 16
4.1.3 Endividamento 17
5 CONCLUSÃO 196.REFERÊNCIAS..........................................................................21

















1 - INTRODUÇÃO

Esta apresentação tem por objetivo verificar o papel do Estado desempenhado pelas suas atribuições exclusivas, com as atribuições não exclusivas e de mercado, ou seja, a dinâmica forma de relações e interlocução estabelecidas com a sociedade civil.
OEstado exerce neste campo relevante papel, devendo servir de instrumentação, apoio, motivação, não sendo empecilho nos processos. O espaço participativo revela que a formação de um sujeito social, consciente e organizado, capaz de estabelecer suas prioridades, de defesa da cidadania, que saiba dizer não ao desrespeito aos direitos humanos, pode aperfeiçoar a qualidade do Estado.
Analisaremos asnecessidades, em especial a educação, que tem uma real importância para o povo, para que possam progredir, evoluir como um povo. Dessa forma destacamos o programa do governo, que oferece bolsa de estudos para os estudantes de baixa renda, ProUni.












2 - NECESSIDADES

As necessidades são intrínsecas aos seres humanos, desde que nascemos elas caminham em conjunto, buscando semprealcançar sua satisfação. Portanto podemos compreender pelo dicionário que necessidade é uma obrigação imprescindível; força maior, que não permite deixar de fazer ou agir. Etimologicamente a palavra NECESSE, “inevitável, indispensável”, originalmente significando “sem volta”, formado por NEC, “não”, mais CEDERE, “recuar, ceder”.
Necessidade designa em psicologia um estado interno de insatisfaçãocausado pela falta de algum bem necessário ao bem-estar.
A seguir veremos algumas teorias sobre a necessidade humana.

2.1 - TEORIAS

H. Murray (1938) descreveu dois tipos de necessidades: as necessidades primárias, fisiológicas, e as secundárias, aprendidas no decorrer da vida, de acordo com estruturas físicas, sociais e culturais do ambiente. As necessidades secundárias são definidas apenaspelo fim a que elas se direcionam e não por características superficiais do comportamento observável. Correspondente às necessidades, que são internas, Murray postula a existência de uma pressão do lado do ambiente ou da situação: é a atração ou repulsas geradas pelo ambiente no indivíduo. De uma maneira fenomenológica ele diferencia dois tipos de pressão: a pressão alfa é a exercidaobjetivamente pela situação, pressão beta é a exercida pela situação tal qual o indivíduo a percebe. A principal diferença entre motivo e necessidade é que aquele pode ser influenciado tanto por uma necessidade quanto por uma pressão externa. Assim a solidão (pressão) pode levar ao desejo de fazer novos amigos (motivo). Como as necessidades, também os motivos podem ser disposicionais.
Murray desenvolveu umalonga lista de necessidades (ou motivos) - sobretudo psicogênicas - que ele supunha serem comuns a todas as pessoas. Para ele as pessoas se diferenciam na proporção em que para elas cada uma dessas necessidades é mais ou menos marcante
Segundo Murray as necessidades não se manifestam isoladas, mas se relacionam entre si. Muitas vezes duas ou mais necessidades se fundem, refletindo-se em um só e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Fundamental
  • A necessidade de ensinar história no ensino fundamental.
  • A necessidade da positivação hierárquica dos direitos fundamentais
  • A Educação, necessidade biológica
  • Necessidade especiais na educação
  • A necessidade de uma educação para a morte
  • Educação especial e necessidades especiais
  • Educação para portadores de necessidades especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!