Editora Abril

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Editora Abril


Entre 1936 e 1938, Cesar Civita trabalhou na Arnoldo Mondadori Editore da Itália, editora que publicava histórias em quadrinhos da Disney. Em 1941  funda a Editorial Abril[4], lá publica vários títulos de história em quadrinhos de autores como Hugo Pratt, Mario Faustinelli, Alberto Ongaro, Ivo Pavone, Héctor Oesterheld, Alberto Breccia, Dino Battaglia, e Paul Campani, além dosquadrinhos da Disney (de quem alías era o representante na América Latina).
Em 1949, o irmão de Cesar, Victor se muda para o Brasil, em maio do ano seguinte funda Editora Primavera, seu primeiro título é a revista Raio Vermelho, uma revista em quadrinhos com títulos de origem italiana, a revista não faz muito sucesso, em julho do mesmo ano, lança já com o nome de Editora Abril[5]. Sua primeirapublicação foi a revista em quadrinhos O Pato Donald.
Ainda em seus primeiros anos, a editora diversificou seu conteúdo e se posicionou como um das mais importantes do país.

Em 1952, a Abril lançou a versão nacional para Mickey, outro sucesso mundial dos quadrinhos, além de estrear a feminina  Capricho, que em seu formato inicial publicava fotonovelas – apenas em1981 passou a tratar de temasvoltados para adolescentes. No fim da década, a aposta da Editora foi no mundo da moda, com o lançamento do título Manequim.

A Editora começou com a publicação O Pato Donald num pequeno escritório no centro de São Paulo. Ao todo, tinha meia dúzia de funcionários. Victor Civita chamou a empresa de Abril porque na Europa nesse mês se inicia a primavera. A árvore é a representação da fertilidade, aprópria imagem da vida. O verde é a cor da esperança e do otimismo. 

No fim da década de 1950, a Abril começou sua grande transformação. Nos anos seguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamento e tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia, edição e produção. 
Mas foi na década de 60 que a empresa fez uma revoluçãono mercado editorial, ao lançar fascículos semanais. A Editora Abril trouxe para as bancas, dividido em capítulos, assuntos que antes se restringiam em livrarias e bibliotecas. As coleções variavam desde enciclopédias e personalidades da história, até livros e discos temáticos.
Neste mesmo período a Abril diversificou seu conteúdo, lançando e fortalecendo suas publicações voltadas para ospúblicos infantil, feminino, turismo, automóveis e esportes.
No início da década a Abril lançou a revista em quadrinhos Zé Carioca, a primeira com conteúdo totalmente produzido pela Abril e, posteriormente, exportado para outros países. Na mesma época chegou às bancas Claudia, com conteúdo de comportamento feminino e Quatro Rodas, com informações sobre turismo e automóveis.
No fim dos anos 60, outrostrês lançamentos marcaram a transformação da editora como a mais importante do continente sul-americano. Em 68 surgiu a semanal Veja, que hoje é maior revista semanal de notícias do Brasil e a terceira mais vendida no mundo. No ano seguinte foi lançada a revista infantil Recreio e, em 1970, Placar, a mais importante publicação esportiva dos últimos 40 anos.
Expandindo os segmentos, a Abril passa apublicar revistas masculinas (Playboy, Vip e Men's Health) e amplia suas publicações voltadas para o público feminino, com Estilo (versão brasileira da americana InStyle), Nova (versão brasileira da americana Cosmopolitan) e Elle (versão brasileira da revista francesa homônima).
Nos anos 80, a Abril se consolidou como a líder do mercado e investiu em publicações técnicas e voltadas para ciência etecnologia. A primeira, em 1981, foi Ciência Ilustrada; em 1983 chega às bancas o Guia do Estudante; e em 1987 são lançadas a Info e a Superinteressante, até hoje a líder no segmento.
Em 2010 foi criada a Abril Mídia, um dos pilares do Grupo Abril, que reúne diversas plataformas de comunicação do grupo. Ela é composta pela Editora Abril, Abril Mídia Digital, MTV, Alpha Base e Elemídia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Editora Abril
  • Editora abril
  • Editora Abril
  • Editora abril
  • Editora abril
  • PIM Editora Abril S
  • Pim editora abril
  • case editora abril

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!