Editora Abril

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
Editora Abril
É uma editora brasileira, foi fundada em 1950 e é sediada na cidade de São Paulo, integrante do Grupo Abril. A empresa publica atualmente 54 títulos com circulação de 188,5 milhões de exemplares, em um universo de quase 28 milhões de leitores e 4,1 milhões de assinaturas, sendo a maior do segmento na América Latina.
A editora é líder em 21 dos 25 segmentos em e 7 de suas revistasestão entre as 10 mais lidas no Brasil. A revista VEJA é hoje a maior revista do país e a segunda maior e mais lida revista semanal de informação do mundo, sendo assim a maior do mundo fora dos Estados Unidos.

Entre 1936 e 1938, o Italkim Cesar Civita trabalhou na Arnoldo Mondadori Editore da Itália, editora que publicava histórias em quadrinhos da Disney. Na editora, Civita foi gerente geral.Civita nasceu em Milão , em 1938. Com o avanço do fascismo, Civita resolve se mudar com a esposa e os três filhos para Nova York em 1941. Em seguida foi para Buenos Aires, Argentina, onde fundou a Editorial Abril,5 referindo-se ao mês em que começa a primavera no hemisfério norte. A editora publica vários títulos de história em quadrinhos de autores como Hugo Pratt, Mario Faustinelli, AlbertoOngaro, Ivo Pavone, Héctor Oesterheld, Alberto Breccia, Dino Battaglia, e Paul Campani, além dos quadrinhos da Disney.
Em 1946, o jornalista Adolfo Aizen, dono da editora brasileira "Grandes Consórcios de Suplementos Nacionais", funda uma nova editora a Editora Brasil-América Ltda (mais conhecida com EBAL), e estabelece uma parceira com Civita para publicar personagens Disney na revista SeleçõesColoridas, foi impressa na Argentina - já que além de possuir a licença dos personagens, a editora de Civita possuia uma moderna impressora colorida. No ano seguinte, a editora de Aizen publicaria a revista "O Heroi" (sem acento) por conta própria.
Durante as férias de 1949, Cesar se reencontrou com o irmão Victor na Itália. Preocupado com como o Peronismo poderia prejudicar seu bem-sucedidonegócio, Cesar propôs a Victor um novo empreendimento no Brasil. Victor visitou o Editorial Abril na Argentina, e em seguida foi para o Rio de Janeiro e São Paulo, decidindo se mudar para a segunda, enviando uma carta para a esposa e os filhos pedindo para vender tudo e vir para o Brasil. Em Maio de 1950 Victor funda a Editora Primavera, seu primeiro título é a revista Raio Vermelho, uma revista emquadrinhos com títulos de origem italiana, que não faz muito sucesso. Em julho, rebatiza sua corporação como Editora Abril. Sua primeira publicação foi a revista em quadrinhos O Pato Donald. Anos depois, esse começo inspirou Civita a parafrasear uma frase de Walt Disney - "Espero que nunca percamos a vista de uma coisa - tudo começou com um rato." - e declarar que "Tudo começou com um pato". Aempreitada foi financiada com US$ 500 mil, conseguidas por meio de empréstimos e dois sócios, o grupo Smith de Vasconcelos, e o mineiro filho de italianos Giordano Rossi, que seria seu parceiro nas primeiras décadas da Abril.
Em 1951, a Abril abriu sua primeira gráfica, e em seus primeiros anos, a editora diversificou seu conteúdo e se posicionou como um das mais importantes do país. Em 1952, a Abrillançou a feminina Capricho, que em seu formato inicial publicava fotonovelas importadas da Itália – apenas em 1981 passou a tratar de temas voltados para adolescentes. No fim da década, a aposta da Editora foi no mundo da moda, com o lançamento do título Manequim, com fotografias fornecidas por agências estrangeiras.
Mas foi na década de 60 que a empresa fez uma revolução no mercado editorial, aolançar fascículos semanais. A Editora Abril trouxe para as bancas, dividido em capítulos, assuntos que antes se restringiam em livrarias e bibliotecas. As coleções variavam desde enciclopédias e personalidades da história, até livros e discos temáticos.
Neste mesmo período a Abril diversificou seu conteúdo, lançando e fortalecendo suas publicações voltadas para os públicos infantil, feminino,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Editora Abril
  • Editora abril
  • Editora abril
  • Editora abril
  • PIM Editora Abril S
  • Pim editora abril
  • case editora abril
  • Manual do fornecedor, editora abril

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!