Economia

Páginas: 3 (572 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013


Profª Drª Fátima Geada

1ª aula: 07/10/2013

Introdução a disciplina.
- Formar grupos de 4 a 5 elementos para realização de trabalho de grupo;
- Escolher um potencial tema para sertrabalhado.

Bibliografia: Ler para a próxima aula as primeiras 10 paginas do livro :
SAMUELSON, P & W. NORDHAUS, Economia, 18ªedição. McGraw Hill, Lisboa, 2005

Conceitos: a escassez ou a ciência daescassez e a sua caracterização são fundamentais na Economia.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE ECONOMIA

1. Principio das Escolhas – tradeofis (p.e poupança vs consumo); corresponde a qualquermomento de escolha; Economia - Ciência das escolhas (necessidade de realizar escolhas que me impedem de fazer duas coisas ao mesmo tempo).

2. Custo associado a desistirmos de uma coisa para ter outra(p.e se comprar um carro novo deixo de ter o dinheiro na poupança), ou seja é o Custo de oportunidade: custo associado a qualquer decisão/escolha (pode ser monetário, intelectual, etc).

3. Os agenteseconómicos (pessoas racionais) – pois pensam na margem, ou seja, pensam sempre em raciocínio marginal: em função do custo marginal e da receita marginal de uma decisão. O custo marginal traduz-se nocusto adicional que tenho em pôr mais um trabalhador, em adquirir mais uma máquina, (é o custo por produzir mais uma unidade), é o custo adicional por mais produção. A receita marginal deve sersuperior ao custo marginal.

4. Agentes económicos (pessoas) respondem a estímulos ou incentivos (podendo estes ser monetários, afectivos, etc.), sendo que se assume que estimulo pode originar umaresposta favorável ou não favorável.

5. O comércio pode melhorar a situação de todos: se preciso de pão – melhoro a condição de quem o vende – troca comercial pode e deve melhorar a situação de todos. Ainteracção de um agente comprador com o agente vendedor designa-se por mercado, sendo que esta interacção inicia-se com base de um agente comprador ter uma necessidade a realizar e o outro na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!