Os sentidos do texto

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Cavalcante, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

Denis Alves Farias*
*Aluno do Mestrado Profissional em Letras – Profletras
Unemat- Campus : Sinop
Disciplina: Texto e Ensino
Profª Dra. Adriana Lins Precioso


Conhecida por publicar livros de especialistas emconhecimento e domínio linguísticos e literários da língua materna, a editora Contexto orienta e capacita professores de línguas e estudantes de Letras e áreas afins nas recentes inovações de teorias e práticas de ensino por meio da coleção linguagem & Ensino, assim recomendo a obra “Os sentidos do texto” de autoria da Profª Dra. Mônica Magalhães Cavalcante, que participa de vários grupos de pesquisa elinhas de pesquisa Linhas de pesquisa em que atua: Análise linguística de textos: teoria e descrição ; Análises funcionalistas do texto e do discurso; Língua, texto e discurso e Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização.

A sinopse do livro já revela o caráter inovador da obra, cuja ressignificação é de grande importância para a elucidação e comprometimento de novas esferas deaprendizagem no processo de produção, interpretação relação de sentidos. “ todos os dias somos bombardeados com uma infinidade de textos em vários tipos de mídias, reportagens em revistas, notícias na internet, conversas por escrito em diversos meios de comunicação. Mesmo assim a tarefa de fazer com que alunos aprendam a ler e escrever bons textos não é a das mais fáceis” a partir dessa reflexãoCavalcante escreveu a obra, que é de suma importância para o aperfeiçoamento e novas práticas de aprendizagem em sala. O livro, além de trabalhar com teorias sucintas, de fácil assimilação e interação, propõe atividades em salas e atividades que reforçam o aprendizado, ideal para o Ensino Fundamental e Médio. O livro enriqueceu meu conhecimento com metodologias que facilitaram e incentivaram com maestriao processo ensino e aprendizagem. Os textos partem de fatos atuais, com gêneros nas mais variadas sequências: expositivos, argumentativos, narrativos, descritivos, injuntivos e dialogais.

A autora propõe métodos didáticos para as complexas questões que envolvem a compreensão e a produção escrita, como coerência e intertextualidade. A obra procura levar aos professores um artefato simples deconsulta e um motivador de contextualização para a concretização do ato comunicativo em sala de aula. Apresentando um conjunto de modelos e ideias em que os discentes poderão compreender melhor os textos que irão compartilhar nas aulas de língua materna.
São sete parâmetros divididos em capítulos: 1- Texto, contexto e coerência tem como base a Linguística Textual, que é um ramo da Linguística quetomou como objeto de estudo de investigação o texto. Em sua concepção a construção de sentidos se faz na escrita e reconstruído na leitura a partir da interação entre quem enuncia, o que está na superfície textual (o contexto) e quem compreende o texto. Assim é feito um estudo sobre as diversas definições sobre texto, desde artefato lógico , perpassando por definições de decodificação de ideiasaos processos de interação. Nesta última definição há a contribuição de Koch, que com excelentes trabalhos sobre leitura, produção e interpretação textual, ampliou os domínios sobre a língua quanto ao sujeito enunciador e produtor de discursos. O capítulo é trabalhado com notícias atuais e imagens que se correlacionam ao tema desenvolvido. Muito interessante os textos discutidos e analisados,através de uma charge é percebida que o sentido do texto se dá entre a relação entre locutor – co(n)texto- interlocutor. Ou seja, os elementos linguísticos que se inserem dentro do próprio texto e os sentidos que se inferem de nosso conhecimento enciclopédico, sempre em situação de interação e correlação de sentidos e enunciados. Neste capítulo são especificados os vários tipos de conhecimentos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sentido do texto
  • Texto sem sentido.
  • TEXTO SENTIDO
  • texto sentido
  • texto de sentido
  • Textos sem sentido
  • Leitura e os sentidos do texto
  • LEITURA TEXTO SENTIDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!