dufshhfsgvsjkjkasgf

729 palavras 3 páginas
As Xerófitas são plantas adaptadas a viver em ambientes de clima seco, com seus diversos mecanismos de adaptação. Caules ou raízes, que armazenam água, folhas pequenas com uma cobertura de cera ou reduzidas a espinhos para diminuir a evaporação, e ainda, raízes que se aprofundam bastante no solo para buscar lençóis subterrâneos de água.
Essas são adaptações morfológicas dessas plantas para o clima árido.
Há também adaptações fisiológicas, como no comportamento dos estômatos.
Diversas plantas adaptadas ao clima seco usam uma estratégia para evitar a perda de água, que consiste em deixar os estômatos fechados durante o dia e abrindo-los apenas à noite, visto que durante a noite a temperatura cai e a taxa de evaporação tende a diminuir.Essas plantas obtêm gás carbônico para realizar a fotossíntese por meio de um processo metabólico diferente, chamado metabolismo CAM (do inglês- crassulacean acid metabolism), por ter sido descoberto originalmente em plantas da família Crassulaceae. As plantas com metabolismo CAM captam gás carbônico durante a noite convertendo-o em ácidos orgânicos que ficam acumulados nos vacúolos das células dos mesófilos. Pela manhã, os estômatos se fecham e a planta para de realizar trocas gasosas com o ar atmosférico. Os ácidos orgânicos produzidos durante a noite porém, vão sendo degradados, liberando gás carbônico utilizado na fotossíntese.
Caules Carnudos para armazenar água Folha
4. Anatomia da folha
A folha é um dos órgãos dos vegetais responsáveis por suas atividades metabólicas como afotossíntese e a respiração. É formada pela epiderme dorsal e ventral e pelo mesófilo.
• Epiderme
A epiderme é formada por uma faixa de células vivas dotadas de cloroplasto, que ficam dispostas sem espaços intracelulares. São capazes de acumular substâncias nutritivas de reserva.
Na epiderme há algumas extensões de formas variadas, chamadas tricomas, que possuem um aspecto de pêlos ou escamas. Dentre as suas funções

Relacionados