Doen A Periodontal

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 24 de março de 2015
Doença periodontal
A doença periodontal surge com a formação do biofilme, que inicialmente é supragengival.
As bactérias se fixam na película adquirida e promovem sua inversão (criptitopo), dandoinicio a colonização de bactérias aeróbias Gram + , estas iram se multiplicar diminuindo a demanda de O2 presente no meio, o que provocará a morte de parte dos M.O.S aeróbios e a produção de substrato.Este substrato favorecerá o aparecimento de M.O.S facultativos, que utilizaram o O2 disponível no meio até seu esgotamento (tensão de O2). É nesse momento que ocorre a morte de todos os M.O.S.aeróbios, produzindo mais substrato e favorecendo o aparecimento de M.O.S anaeróbios Gram - . O O2 é fator limitante para que ocorra a mudança da microbiota denominado Shift microbiano, e a formação demicroambientes.
A partir da formação do biofilme, através da adesão e multiplicação microbiana forma-se o biofilme subgengival que resultará na doença periodontal, caso não seja removido/controlado. Asbactérias anaeróbias Gram – iram realizar o processo de putrefação, que é a decomposição microbiana de proteínas, que ocorre principalmente nos tecidos moles como gengiva e fibras periodontais.
Osmicrorganismos causadores da doença periodontal possuem características:
ADESÃO, através das fimbrias, fibrilas, PEC, e adesina tanto nos tecidos duros (dente) como tecidos moles (gengiva) ; MULTIPLICAÇÃOno hospedeiro susceptível produzindo enzimas/subprodutos que serão utilizados por outros M.O.S. ; EVASÃO, ou seja, fugir da defesa do organismo do hospedeiro (as enzimas atuam sobre os anticorpus eassim evitam a ação dos linfócitos T); e INVASÃO, através da produção de enzimas como a colagenase, gelatinase, sulfidrase, hialuronidase. Esses fatores induzem a reabsorção óssea através de subprodutostóxicos da putrefação, como amônia, AC sulfídrico, cadaverina, putrecina, etc.
O hospedeiro é atacado duas vezes, pela enzima, e pelo subproduto tóxico do processo de putrefação.
Os principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doen a Periodontal e sua rela o com a Doen a
  • doen as periodontais infancia e adolescencia
  • doen as periodontais micro
  • Doen As
  • Doen As
  • DOEN AS
  • Doen As
  • Doen As

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!