Ditadura militar no brasil (resumo)

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Ditadura Militar (1964 – 1985) - Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

O golpe militar de 1964:
- A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.

- O governo de João Goulart foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes,organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.

- Manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas docentro da cidade de São Paulo.

- Os militares tomam o poder com o apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.

- Decretado em 9 de abril o AI-1 – que cassava mandatos políticos de opositores ao regime militar e tirava a estabilidade de funcionários públicos.
- Com o Golpe Militar, o Brasil ficou aliado número 1 dos EUA na América Latina, assim, o Brasilconseguiu grandes empréstimos e investimentos diretos na economia. Os investimentos estrangeiros levaram grande número de pequenas e médias empresas à falência

- Rompeu-se relações diplomáticas com Cuba e outros países socialistas

Capítulo 40
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967):

- Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitospolíticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.

- Editou o AI-2, estabelecendo eleições indiretas para presidente e instituído o bipartidarismo: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) = (oposição), e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) = (militares)
- Foi editado o AI-3, determinando eleições indiretas para os governos estaduais.

- Editoutambém o AI-4, reforçando o poder Executivo

- A Segurança Nacional criou a nova Lei de Imprensa, controlando os meios de comunicação

- A nova Lei de Segurança Nacional colocou regras e punições a pessoas ou grupos que atentassem contra a ‘’Segurança Nacional’’.

GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969):

- Governo marcado por protestos e manifestações sociais.

- O poder executivo exorbitoude suas funções, legislando por decretos, baixando atos institucionais e atos complementares.

- Manifestações por reformas na educação (reprimidas)

- Morte de um estudante em uma manifestação

- A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. 

- Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operáriosparalisam fábricas em protesto ao regime militar. A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de esquerda, assaltam bancos e seqüestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposição armada.

- O governo decreta o AI-5, sendo assim, o governo poderia :
Decretar o recesso parlamentar e legislar durante esse período;
Suspender e cassar mandatosparlamentares sem apreciação judicial;
restringir o direito de Habeas Corpus;
Realizar intervenção federal em estados e municípios.

- O AI-5 instituiu a Ditadura Militar.

GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)

- Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo(Aeronáutica). 

- Um grupo armado de oposição ao regime militar seqüestrou, no Rio de Janeiro, Charles Burke Elbrick, embaixador dos EUA, exigindo a libertação de 15 prisioneiros políticos.
A Junta Militar atendeu às exigências, entretanto, baixou dois atos institucionais que previam o banimento de elementos considerados subversivos e restabeleciam a pena de morte para crimes considerados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura Militar No Brasil Resumo
  • Resumo Ditadura Militar no Brasil
  • Resumo da Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • BRASIL
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!