Gaston bachelard - capitulo iii

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013


Nasceu em 27/jun/1884, em Bar-sur-Aube na França. Faleceu em 16/out/1962 em Paris. Foi um filósofo e poeta francês que estudou sucessivamente as ciências e a filosofia.





Seupensamento estava focado

principalmente em questões
referentes à filosofia da ciência.


Em 1961, é laureado com o Grande Prêmio Nacional de Letras.



O capitulo tem como inicio uma crítica aofilósofo e diplomata francês Henri Bergson (1859/1941), que utilizou a palavra “gaveta” em sentido metafórico, como sinônimo de “conceito”, as palavras da linguagem mais usual, tem sentido poéticopróprio que é perdido quando transplantado para uma área científica ou filosófica. Henri Bergson
A partir dessa crítica o autor distingui “metáfora” de “imagem”.





A imagem, é “obra daimaginação absoluta, extrai todo o seu ser da imaginação”(p.87), ou seja, está relacionada a imaginação, enquanto a metáfora é considerada uma “imagem fabricada” e por isso, não faz parte de um objeto deestudo fenomenológico, “a metáfora vem dar um corpo concreto a uma impressão difícil de exprimir” e acrescenta “a metáfora é relativa a um ser psíquico diferente dela”(p.87). A metáfora é uma “falsaimagem”, uma vez que não desfruta da mesma virtude de uma imagem formada no devaneio.



Segundo o autor os devaneios da intimidade, são representados por armários, prateleiras, gavetas, cofres eos fundos falsos não podem restringir a memória a um armário de lembranças. Ele ajusta o foco da casa abordado nos capítulos anteriores para objetos que a integram que são espaços de maior intimidadeque a própria casa e por isso retém traços psicológicos, possuem uma poesia singular.

No armário, assim como na gaveta, não se guarda uma coisa qualquer, segundo o autor “só um pobre de espíritopoderia guardar uma coisa qualquer”, “(...) de qualquer maneira, em um móvel qualquer” (p. 91).  Esses são espaços profundos, que registram a vida de quem os possui. Armários e gavetas.  O Autor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BACHELARD Gaston Os Pensadores III A Poetica Do Espaco
  • Gaston bachelard
  • Gaston Bachelard
  • Gaston Bachelard
  • Gaston Bachelard
  • Filosofia da Ciência
  • A Epistemologia
  • Resumo Gaston Bachelard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!