Releitura de Bacherlard

10248 palavras 41 páginas
BACHELARD: O FILÓSOFO DA DESILUSÃO
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Escola Técnica Federal de Química - RJ
Faculdade de Educação - UERJ
Rio de Janeiro RJ
Resumo
Este artigo se propõe a analisar os principais aspectos da obra epistemológica de Gaston Bachelard, notadamente sua concepção de erro e verdade e sua perspectiva descontinuísta. Argumentamos que esta perspectiva se expressa pelas concepções de fenomenotécnica, ruptura, obstáculos epistemológicos, filosofia do não, recorrência histórica, racionalismos setoriais e alcança seu ápice com a proposta da razão polêmica. Assim, enquanto um filósofo da desilusão, da retificação constante, Bachelard construiu uma epistemologia essencialmente histórica e questionadora das coerções de um racionalismo unitário, que tem sua base na tradição do pensamento.

I - Introdução
Trata-se de uma tarefa extremamente ousada analisar a obra epistemológica de Gaston Bachelard nos limites de um artigo. Para tanto, somos obrigados a escolher um enfoque, uma linha de abordagem, que privilegia alguns conceitos e análises, em detrimento de outros, não necessariamente menos significativos no conjunto da obra.
Corremos o risco de retratar a epistemologia bachelardiana como um sistema acabado, quando sua marca central é exatamente o eterno recomeçar, a nos exigir uma constante vigilância epistemológica. Por outro lado, a importância de tal propósito é considerável, uma vez que, infelizmente, o conhecimento no Brasil sobre os trabalhos deste filósofo é reduzido, não apenas entre professores e pesquisadores de ciências físicas, mas também entre pesquisadores de ciências sociais. A despeito da atualidade de suas idéias, do caráter polêmico que nos inspiram e da versatilidade de sua forma de pensar, os educadores em ciências sofrem maior influência de autores associados ao positivismo anglo-saxônico, corrente de pensamento de certa forma ainda hegemônica.
Muito desse desconhecimento certamente se deve ao fato de sua

Relacionados

  • Engenharia
    62371 palavras | 250 páginas
  • Filoso
    100317 palavras | 402 páginas