Resumo Ditadura Militar no Brasil

Páginas: 16 (3981 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013

O Fim do Governo Populista

Era o ano de 1961 quando João Goulart assumiu a presidência do país (1961-1964). Tudo começou com Jânio Quadros, presidente até então, que articulava a sua renuncia – pensando que esta não seria aceita, mas foi. Naquele momento, seu vice, João Goulart, estava na China, em uma visita diplomática. Então, o Congresso Nacional nomeou, Ranieri Mazzili, entãopresidente da câmara, não só porque Jango (apelido pelo qual João Goulart ficou conhecido) estava fora, mas, principalmente, porque associavam-no ao comunismo. Porém, mesmo com todas as dificuldades, no dia 1º de setembro de 1961 ele assume a posição de presidente do Brasil.
Logo no começo de seu governo, João Goulart deu início ao Plano Trienal, que consistia em combater a inflação, reduzir o déficitpúblico e promover o crescimento econômico. Para isso, foram tomadas algumas medidas, como a desvalorização da moeda e a redução de importações. No mesmo ano, apoiado pela esquerda e pelos grupos nacionalistas, Goulart, lançou as reformas de base, que abrangiam educação, política agrária, tributação, habitação e sistema bancário. As propostas de reforma de agrária apresentadas pelos setores deesquerda assustaram os grandes proprietários de terra. Outros projetos acentuaram a desconfiança das elites empresariais, burocráticas e militares, que passaram a tramar um golpe contra o presidente.
As forças reacionárias organizaram-se, civis e militares uniram-se contra o que chamaram de “perigo vermelho”, que eram as reformas de base, que, se efetivadas, simbolizariam a ideologia socialista. Do ladode Jango, colocaram-se o PTB, setores nacionalistas, líderes sindicais urbanos e os partidos de esquerda. Com apoio desses grupos, ele procurou fortalecer seu governo, realizando uma série de comícios pela aprovação das reformas.
Nesse clima de instabilidade e tensão, Goulart decidiu se aproximar dos movimentos sociais, não por ser adepto de ideais socialistas, mas sim porque não possuía o apoiodo parlamento. Em 13 de março de 1964, ele liderou um comício pelas reformas de base diante de uma imensa multidão e comunicou a assinatura de dois decretos: o primeiro nacionalizava as refinarias de petróleo particulares, e, o segundo, desapropriava as terras com mais de cem hectares, situadas numa faixa de dez quilômetros às margens das rodovias e ferrovias federais. Como resposta ao comício eas medidas populares de Jango, autoridades civis e religiosas organizaram uma passeata contra as reformas, era a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
Na semana seguinte à marcha, um grupo de fuzileiros navais, enviados para prender um grupo de marinheiros que participavam de uma manifestação no Sindicato dos Metalúrgicos, solidarizou-se com os manifestantes. João Goulart colocou fim àrebelião, porém anistiou os rebeldes. Esse evento foi a gota d’água, pois oficiais das forças armadas consideraram a atitude um incentivo à quebra da disciplina e da hierarquia e, reunidos com representantes da sociedade civil, organizaram o golpe.
No dia 31 de março de 1964, tropas marcharam de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, dando início à ação militar contra o governo de Jango. Elasreceberam apoio do comandante do II Exército (São Paulo), de vários outros chefes militares, de alguns líderes civis, e, além desses, parte da Igreja Católica, proprietários rurais e amplos setores da classe média.
Ao assumir o poder, os militares afirmaram que estavam salvando o país da anarquia e do comunismo, em nome da segurança nacional. Era o fim da república populista e o início do regimemilitar.

A Construção da Ditadura
Assim que assumiram o poder, os militares buscaram desmobilizar toda e qualquer oposição ao regime. As organizações trabalhistas, os políticos, os jornalistas de oposição e os estudantes tornaram-se alvo da repressão.
Logo após o golpe de 1964, ficou claro que o Brasil estava sob uma ditadura militar. Em abril do mesmo ano, foi editado pelos comandantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura militar no brasil (resumo)
  • Ditadura Militar No Brasil Resumo
  • Resumo da Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • BRASIL
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!