Disturbios alimentares - Bulimia

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Bulimia
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa com bulimia usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

CAUSAS
A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e emjovens adultas. A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento da bulimia.
A causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorredevido a mais de um fator.
SAIBA MAIS
- 90% dos casos de bulimia acontece em mulheres
-Bulimia prejudica desde o dentes até o coração
EXAMES
Um exame dentário pode mostrar cáries ou infecções na gengiva (como gengivite). O esmalte dos dentes pode estar desgastado ou furado devido à exposição excessiva ao ácido contido no vômito.
Um exame físico para bulimia pode mostrar também:
Vasossanguíneos rompidos nos olhos (do esforço para vomitar)
Boca seca
Aparência em forma de bolsa nos cantos da boca devido às glândulas salivares inchadas
Erupções e espinhas
Pequenos cortes e calos na parte superior das articulações dos dedos das mãos devido ao vômito autoinduzido

O QUE É BULIMIA
Bulimia é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo apósprovocar o vômito ou ainda, fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar longo período sem se alimentar ou até exagerar na prática de exercícios físicos, para impedir o ganho de peso.
A prática da bulimia pode levar a pessoa a ter sérias complicações de saúde, como desnutrição, inflamação na garganta, desidratação, desmaios, arritmia cardíaca, problemas gastrintestinais e principalmente auma magresa exagerada, podendo levar à morte.
CAUSAS DA BULIMIA
A bulimia pose ser causada por diversos fatores, entre eles, transtornos psicológicos, onde o indivíduo tem obsessão por dieta e forma física perfeita mas, come descontroladamente e sente-se culpado por exagerar nas calorias ingeridas.
A bulimia pode ainda ser causada por problemas biológicos e também culturais, onde o culto àmagresa, que muitas vezes é exigido pela profissão, pode levar muitas adolescentes a praticar a bulimia.

DRAUZIO VARELLA
BULIMIA NERVOSA
Bulimia é um distúrbio que se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de grandes quantidades de alimentos, geralmente com alto teor calórico, seguidos de reações inadequadas para evitar o ganho de peso, tais como indução de vômitos, uso delaxativos e diuréticos, jejum prolongado e prática exaustiva de atividade física.
Nos portadores de bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Em geral, são mulheres jovens de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Seguem dietas rigorosas. De repente, perdem o controle e ingerem uma quantidade absurda de alimentos, na maior parte das vezes, às escondidas. Depois, são tomadas porsentimentos de remorso ou culpa. Os recursos de que se valem para não engordar provocam complicações no organismo. Por exemplo: destruição do esmalte dos dentes, inflamação na garganta, sangramentos, problemas gastrintestinais, arritmias cardíacas, desidratação, etc.
A principal diferença entre anoréxicos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes comanorexia.
CAUSAS
São as mesmas da anorexia. Entre elas destacam-se predisposição genética, a pressão social e familiar e a valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza.
SINTOMAS
São sintomas da bulimia nervosa:
* ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;
* vômitos autoinduzidos por inversão dos movimentos peristálticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disturbio alimentar
  • Distúrbios Alimentáres
  • disturbios alimentares
  • Disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares
  • distúrbios alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!