disturbios alimentares

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
O que são Distúrbios Alimentares ?
Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças, em que uma pessoa está tão preocupada com a comida e o seu peso que muita das vezes não consegue pensar em outra coisa. Os principais tipos de distúrbios alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.
Os distúrbios alimentares na adolescência aparecem frequentemente, mas tambémpodem se desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida.
Eles não diferem entre gênero, raça , classe ou idade, podendo afetar qualquer um. A maioria das pessoas com distúrbios alimentares são mulheres, mas os homens também começam a ter .
Ao contrário do que se pensa um distúrbio alimentar não se baseia apenas em comida. Ele pode passar despercebido por um longo período de tempo, egeralmente quando é reconhecido quem sofre com a doença nega que tem problemas alimentares.
Estes distúrbios geralmente coexistem com outras doenças como a depressão o abuso de substâncias ou a ansiedade.
Os distúrbios alimentares podem causar graves problemas físicos e pode até ser fatal.











Anorexia Nervosa
Doença caracterizada pelo excessivo medo de engordar e o forte desejode emagrecer. Trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção, forma e/ou do tamanho do corpo. Não há uma verdadeira perda do apetite, mas uma recusa em se alimentar.
-A anorexia atinge normalmente mulheres entre 10 e 20 anos.
-Em geral trata-se de mulheres inteligentes, provenientes de famílias de classe média alta, rígidas e fechadassobre elas próprias, geralmente tem um relacionamento patológico com a mãe.
-São pessoas extremamente carentes de afeto com quase obsessiva tendência para o perfeccionismo intelectual.
-Recusa inconsciente de crescer, tentando conservar as formas de infância.

Existem dois tipos de anorexia:
-Restritiva: a perda de peso é conseguida principalmente através de dietas, jejuns ou exercíciosexcessivos; necessidade exagerada de se pesar constantemente e de comer cada vez menos.
-Bulímica purgativa: o paciente se envolve em compulsões alimentares periódicas, ingerindo grande quantidade de alimento em um curto espaço de tempo e provocando vômito longo a seguir, devido a sentimentos de culpa. Pode haver ainda a ingestão desenfreada de laxantes e diuréticos.

Causas
- Interaçãosociocultural mal adaptada.
- Fatores biológicos - alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e as disfunções de neurotransmissores cerebrais ligados à regulação normal do comportamento alimentar e manutenção do peso.
- Aspectos genéticos.
- Aspectos familiares -minimização dos conflitos, envolvimento da criança em tensões familiares, pais ausentes, mas que competem com os filhos ( esses fatoreshoje são vistos mais como mantenedores de comportamento do que como causa. ).
- Mecanismos psicológicos e vulnerabilidade de personalidade

Tratamento
-Encorajar hábitos alimentares normais e ganhos de peso, sem que isto se torne o único foco do tratamento.
- Dependendo da gravidade do caso é necessário recorrer a internações em ambiente hospitalar.
- A psicoterapia individual é indicadavisando a modificação do comportamento, das crenças e dos esquemas falhos de pensamento.
- Psicofarmacoterapia- ministrar anti-depressivos com efeito colateral de estimular o apetite e o ganho de peso.


Anorexia Alcoólica
Anorexia alcoólica, é um distúrbio proveniente do alcoolismo, onde ocorre uma perda da vontade de alimentar-se devido ao uso abusivo do álcool. Muitas mulheres na faixa etáriaentre 20 e 40 anos trocam a alimentação pela bebida alcoólica com a finalidade de redução das medidas corporais e restrição às calorias. A classificação deste problema ainda possui divergências quanto a forma de considerar a anorexia alcoólica como de fato um transtorno alimentar.
O álcool ingerido com o estômago vazio facilita sua absorção. Atuando sobre o Sistema Nervoso Central o álcool age...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distúrbios Alimentáres
  • Disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares
  • distúrbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!