DIREITO

Páginas: 2 (285 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Instituto Ensinar Brasil

ANO: 2014


Curso: Direito Período: 2º Período Turno: Noturno Turma: B

Acadêmico: Nódje Walter Neiva Diamantino

Professora: Kathia Neiva Rodrigues daCosta

Disciplina: DIREITO CIVIL

Tema: Preparar uma redação de no mínimo 30 linhas versando sobre Direitos da Personalidade. Usar a bibliografia indicada no Plano de Ensino como fonte dePesquisa.

DIREITO DA PERSONALIDADE
Pessoa e personalidade são conceitos interligados, pois a personalidade manifesta a faculdade da pessoa de ser sujeito de direito. A personalidade não constituipropriamente um direito, mas um atributo conferido ao ser humano, de que provém todos os direitos e obrigações.
Os direitos da personalidade são normalmente definidos como o direitoirrenunciável e intransmissível de que todo indivíduo tem de controlar o uso de seu corpo, nome, imagem, aparência ou quaisquer outros aspectos constitutivos de sua identidade.
Estariam, dessa forma, osdireitos da personalidade vinculados de forma indissociável ao reconhecimento da dignidade humana, qualidade necessária para o desenvolvimento das potencialidades físicas, psíquicas e morais detodo ser humano.
A personalidade é atributo inerente ao homem; não requer o preenchimento de qualquer requisito, nem depende do conhecimento ou da vontade do ser humano. 
Esse princípio éconsagrado no artigo 1º do Código Civil, que dispõe: "Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil". Como a pessoa é o sujeito das relações jurídicas, e a personalidade, a faculdade a eleadmitida, toda pessoa é dotada de personalidade.
A personalidade é atributo inerente ao ser humano, mas não exclusivamente dele. As pessoas jurídicas também são providas de personalidade, sejamelas entidades de direito público ou privado, conforme estabelece o artigo 52 do Código Civil: "Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade". ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!