Humanismo, Racionalismo e Empirismo

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
(NOME DA INSTITUIÇÃO)






Humanismo, Empirismo
e Racionalismo










(CIDADE) - (SIGLA DO ESTADO)
(ANO)







Humanismo, Racionalismo
e Empirismo



Trabalho de Filosofia do (SÉRIE), sobre Humanismo, Racionalismo e Empirismo, da (CONSTITUIÇÃO)
Professor: (NOME DO PROFESSOR)
Aluno: (NOME DO ALUNO). Nº





(CIDADE) - (SIGLA DOESTADO)
(ANO)


Sumário







I. Introdução
O objetivo desse trabalho é discutir sobre o humanismo e que pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma,o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores. Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas.
Falando em empiristas, iremos tratar também sobre empirismo, que seria um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimentocientífico, quando a sabedoria é adquirida por percepções, pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
Também irá tratar sobre o que é racionalismo, que sua definição seria uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos. Podemos dizer também que o racionalismo é uma corrente filosóficabaseada nas operações mentais para definir a viabilidade e efetividade das proposições apresentadas.







II. Desenvolvimento
II. 1. Humanismo
O Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas,particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e umapostura de vida humanista.
Em um sentido amplo, Humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado também como generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas. O Humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XIV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igrejae do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.
Desde a sua criação no século XIV, o Humanismo vem se desenvolvendo e criando vários tipos diferentes, propondo melhorias e desenvolvimento. Pode ser dividido em:
O Humanismo Marxista: É uma linha interpretativa de textos de Marx,geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.
O Humanismo Renascentista: Propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a ideia de "o homem ser o centro do pensamento filosófico", ao contrário do teocentrismo, a ideia de "Deus no centro do pensamento filosófico". O antropocentrismo surgiu apartir do renascimento cultural.
O Humanismo Positivista: Afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. A forma mais profunda e coerente do humanismo positivista é sua vertente religiosa, ou seja, a Religião da Humanidade, que propõe a substituição moral,filosófica, política e epistemológica das entidades supranaturais (os "deuses" ou as "entidades" abstratas da metafísica) pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racionalismo e empirismo
  • empirismo e racionalismo
  • Racionalismo e Empirismo
  • Racionalismo e Empirismo
  • empirismo e racionalismo
  • RACIONALISMO E EMPIRISMO
  • Empirismo e Racionalismo
  • Empirismo e racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!