Poladifração

933 palavras 4 páginas
PROPRIEDADES DA LUZ - POLARIZAÇÃO

Belo Horizonte - MG
09/2014
1. INTRODUÇÃO

A polarização é o nome dado
A polarização ocorre para todos os tipos de ondas, incluindo ondas sonoras, ondas na água e ondas eletromagnéticas (como luz visível e raios-x), porém é mais facilmente observada nas ondas cujo comprimento de onda é similar as dimensões do objeto de polarização, como nas ondas sonoras. A polarização da luz é raramente observada, pois seu comprimento de onda é extremamente pequeno se comparado as dimensões da maioria dos objetos presentes no ambiente. O comprimento da onda luminosa é da ordem de 5x〖10〗^(-7) m, enquanto que o das ondas sonoras esta entre 2cm e 20m.

O processo de polarização é frequentemente utilizado na obtenção do comprimento de ondas e estruturas e determinação da estrutura atômica de certas materiais.

2. EXPERIMENTO

O experimento proposto tem como objetivo compreender o fenômeno de polarização plana da luz e verificar através dele a Lei de Malus

2.1 Estimando o comprimento de onda de um laser por meio da polarização.

O comprimento de onda de um laser pode ser mensurado por meio do fenômeno de polarização da luz em fenda única. O experimento consiste em fazer passar por meio de um orifício um feixe direcionado de luz e medir a distancia entre os mínimos e o máximo central da figura de polarização formada em um anteparo posicionado a frente do feixe de luz e após o orifício.

Figura 1 – Experimento de polarização da luz.

A expressão utilizada para se obter o comprimento de onda do feixe de laser é:

d.sin⁡〖θ=m.λ〗
Sendo:

λ=Comprimento de onda d=Largura da fenda m=1,2,3…São os minimos contados a partir do maximo central θ=Ângulo formado pelo feixe central e os feixes que forman os minimos Sendo o ângulo θ muito pequeno, podemos estimar seu valor por meio da sequinte aproximação: sin⁡θ≅tan⁡θ≅x/L Sendo:

x=A distancia entre o maximo central e o

Relacionados