Direito A Moradia

Páginas: 4 (913 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
Direito a moradia
A moradia adequada foi reconhecida como direito humano em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E foi recepcionado e propagado na Constituição Federal de1988, por advento da Emenda Constitucional nº 26/00, em seu artigo 6º, caput, (“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, aprevidência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” (grifei)) e aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um dos direitosfundamentais para a vida das pessoas.
“A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e temcomo fundamentos: III – a dignidade da pessoa humana.”
Todavia, vale lembrar que, antes mesmo da criação da citada Emenda Constitucional, a Constituição Federal de 1988 já fazia mençãoexpressa à moradia em outros dispositivos, tais como: artigo 23, inciso IX, que dispõe sobre a competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para “promover programas deconstrução de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico”; e, artigo 7º, inciso IV, que define o salário mínino como aquele “capaz de atender a suas necessidades vitais básicase às de sua família com moradia, alimentação, ...”.
O acesso à moradia, é visto como condição para a promoção das liberdades dos indivíduos e, consequentemente, para o desenvolvimento dopaís. Por esta razão, foi implantado em 2009 o Programa Minha Casa, Minha Vida , cujo objetivo principal é facilitar a aquisição da casa própria pelas famílias com renda mensal entre zero e dez saláriosmínimos, sobretudo por aquelas localizadas nas periferias das grandes cidades. Para isso, o governo federal delegou à Caixa Econômica Federal (Caixa) a gestão operacional do programa e dos seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito à moradia
  • direito à moradia
  • Direito a moradia
  • Direito a Moradia
  • Direito Moradia
  • Direito à moradia
  • Direito a moradia
  • DIREITO MORADIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!