Direito Penal 1

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014






Atividade de Penal































Aluna: Aline Rita Silva Alves
Turno: Tarde





DIREITO PENAL I

2° EXERCÍCIO
VALOR: 4PTS1- É possível, em caso de sucessão de leis penais, a aplicação de uma lei intermediaria mais favorável ao réu, ainda que não seja a lei em vigor quando a prática da infração penal ou a lei vigenteà época do julgamento?

2- Em que consiste o princípio da insignificância?

3- Considere a seguinte assertiva:

A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente configura abolitiocriminis, que, de regra, somente não é aplicável aos fatos anteriores definitivamente decididos por sentença transitada em julgado.

É correta ou falsa? Justifique:

4- Um guarda ferroviárioencontra, por volta das 23 horas, um bêbado desacordado sobre os trilhos. Como o próximo trem só passaria por ali às 6 horas da manhã do dia seguinte, optou por deixá-lo, até por volta das 4 ou 5 horas,momento em que o retiraria, antes, portanto, do trem passar. A conduta do guarda é penalmente relevante? Explique:


Resposta

1) Sim é possível, pois a lei penal tem ultratividade, que é a leicontinua produzindo efeitos mesmo tendo cessado sua vigência para favorecer o réu. Então a lei mais benéfica é retroativa e tem ultratividade.

2) O principio da insignificância ou da bagatelaconsiste em: só pode s considerado crime (fato típico) uma conduta que provoque lesão ou perigo de lesão relevante ao bem jurídico tutelado. Os critérios para a aplicação desse principio são: relevância dalesão, o crime não pode ter sido cometido com emprego da violência ou grave ameaça e o grau de reprovabilidade da conduta.


3) A assertiva é falsa, pois a lei posterior benéfica é aplicada tambéma fatos anteriores de acordo com o art. 2° do CP “Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução dos efeitos penais da sentença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apontamentos direito penal 1
  • Direito Penal 1
  • Direito penal 1
  • Direito Penal
  • ps direito penal 1
  • direito penal aula 1
  • QUESTÕES DIREITO PENAL 1
  • Direito penal 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!