Direito da Personalidade

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução: A primeira abordagem de transplantes e doação órgãos foi feita por John Hunter no ano de 1778. Os tipos de transplante são: auto-transplantes, isotransplantes, homotransplantes eheterotransplantes realizado através de doadores vivos ou não vivos, após o diagnóstico de morte encefálica e a autorização dos familiares. A realização desta prática terapêutica engloba múltiplos impassesperante a sociedade, determinando um déficit de transplantação de órgãos. Objetivo: destacar parâmetros éticos e legais que direcionem os profissionais responsáveis, em especial o enfermeiro, quanto aosprocedimentos que envolvem os transplantes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e para a realização desta foi utilizado 11 trabalhos ligados a esta temática. Resultados: Após aformulação de muitas leis, a vigente é a de número 10.211/01. O problema que envolve o transplante é o tráfico de órgãos, conhecido como mercado negro, e sua prática torna-se cada vez mais comum. Conclusão:As inverdades e mitos que envolvem os transplantes culminam em falta de conhecimento para a população e quedas nos números de doadores. O estudo permitiu a obtenção de conhecimentos sobre os aspectoséticos e legais que envolvem a realização de um transplante, processo no qual o enfermeiro lida com doador e receptor devendo agir de acordo com os princípios éticos que regem a profissão.
Doaçãoem vida, no caso do rim, medula óssea, pâncreas, fígado e pulmão, existe a possibilidade de que se realize o transplante com doador vivo. A legislação brasileira permite a doação de órgãos entreparentes até quarto grau. Além desse grau de parentesco é necessário uma autorização judicial. Já a legislação portuguesa permite que qualquer pessoa, como cônjuges ou amigos, seja doador de órgãos em vida,independentemente de haver relação de consanguinidade e barriga.
Doação pós-morte no Brasil é a Identificação de um potencial doador. Um potencial doador pós-morte é o paciente que se encontra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de personalidade
  • Direito da personalidade
  • direitos da personalidade
  • Direitos da personalidade
  • Direitos da Personalidade
  • direito da personalidade
  • Direito da Personalidade
  • Direitos da Personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!