Didatica

Páginas: 9 (2060 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
Cap. 1

1. Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
Pois ela é uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades e também é um processo de prover a sociedade dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social. É também uma parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade.2. Explicar as relações entre a definição de educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
Em sentido amplo, os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente e a educação existe numa grande variedade de instituições. E em sentido estrito, a educação ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidadesexplícitas de instrução.

3. Podemos falar que nas associoções civis, nas associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação pedagógica?
Sim,porque como prática educativa contribui para o processo formativo que ocorre no meio social em que os indivíduos estão envolvidos.

4. Que significa afirmar que o ensino tem um caráter pedagógica?
Porque o processo de ensino é um trabalhopedagogico no qual conjugam fatores internos e externos .

5. Dar uma definição de educação com suas próprias palavras.
Educação é toda modalidade de influências e inter-relações que contribuem para a formação social , formação de carater, ideais, valores, modos de agir e reagir diante situações reais e desafios da vida prática. A educação como conceito amplo envolve a formação de qualidadeshumanas e orienta a sua relação com o meio social.

6. Explicar a afirmação: ''Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo.''
Todas as áreas da sociedade e indivíduos que a compõe têm sua parcela de responsabilidade sobre suas características e acontecimentos, de modo que seus fatos se relacionam de forma dependente.

7. Qual é a finalidade social do ensino? Qual opapel do professor?
Promover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Direcionar a ação educatica escolar mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e científica.

8. Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
A pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação , em uma determinadasociedade e a Didática como principal ramo de estudo da pedagogia investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.

9. Por que se afirma que a Didática é o eixo da formação profissional?
Porque ela é a mediação entre as bases teorico-cientifico da educação escolar e a prática docente, pois a formação profissional requer uma solida formação teorico-pratico.10. Explicar os vínculos entre a Didática e outras ciências.
Os vínculos são os propósitos de ensinar, transmitir conteúdos científicos para os alunos. Ela recorre as outras ciências para enriquecer os seus fundamentos teóricos e subsidiar a sua prática.

11. Explicar por que existe unidade entre Didática e metodologias específicas das matérias de ensino.
Porque são disciplinas que orientam aação docente partindo das situações concretas em que se realiza o ensino.

Cap. 2

1. Qual a relação entre democratização do ensino e democratização da sociedade?
Democratização do ensino significa possibilitar aos alunos o melhor domínio possível das matérias, dos métodos de estudo, e, através disso, o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, com especialdestaque à aprendizagem da leitura e escrita. A democratização

2. Qual é o sentido social e político da escola básica unitária?
O ensino básico é um direito de todos e um dever do Estado para com a sociedade, cabendo-lhe a responsabilidade de assegurar a escolarização da população. É unitária porque deve garantir uma base comum de conhecimentos expressos num plano de estudos básicos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!