didatica

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Tiradentes
O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes (uma alusão ao seu ofício dedentista).
História de Tiradentes
Quem foi Tiradentes?
Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitaniasde Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de Abril, é feriado nacional.
Tiradentes éconsiderado um mártir e herói do povo mineiro, por ter sido um grande líder e ter lutado por seu povo e seus ideiais, apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, Tiradentes foi oque assumiu maiores responsabilidades.
Como morreu Tiradentes?
Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro.
Origem do Feriado Tiradentes
No ano de 1789, uma parte dapopulação de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista, contra o domínio do Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento, e foi o único condenado à morte porenforcamento.


Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil é celebrado em 22 de abril, que foi o dia em que os navegadores portugueses chegaram ao território brasileiro, no ano de 1500. Odescobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portugueses chegaram, o país já era habitado por índios.
O encontro entre os portugueses e osíndios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas. No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se oprocesso de colonização do Brasil.
Origem do Descobrimento do Brasil
O Descobrimento do Brasil foi realizado em 22 de abril de 1500, mas já havia outros navegadores de diferentes países tentando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!