Didática

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
DIDÁTICA

Desde o surgimento da educação nos tempos mais remotos da história do homem, ocorrem movimentos em busca de se pensar e repensar a didática, visto que a mesma está compromissada com as transformações sociais que exigem novas práticas pedagógicas de adequação da educação e manutenção da eficiência do ensino.
Na antiguidade clássica, o caráter adjetivo da expressão didática eraatribuído a ações ou obras em que se propunha ensinar. Já como substantivo, era utilizado para designar um campo de estudos ou de prática. Por exemplo, na defesa de Sócrates contra a acusação que lhe fora apresentada e que acarretou seu julgamento e morte, pode-se observar claramente, percorrendo a narrativa de Platão, a descrição de técnicas das quais o filósofo grego se utilizava para orientar aaprendizagem daqueles a quem ensinava.
Dessa forma, segundo Libâneo (1995), pode-se definir Didática como teoria do ensino. Seu objeto de estudo é o processo de ensino lato senso que inclui entre outros os objetivos, o conteúdo, os métodos e a aprendizagem dos alunos; e o ensino estrito senso, ou seja, o conjunto das atividades específicas do professor. Portanto:

A Didática é a parte daPedagogia que adquire traços de disciplina científica independente, e seu objeto são os processos de instrução e ensino, estreitamente vinculados com a educação do qual são parte orgânica. Seu objeto de investigação é o processo de ensino tomado em seu conjunto, e sua tarefa básica, a revelação das regularidades gerais desse processo que têm caráter objetivo, colocando em primeiro plano as condições emque se manifesta. O objeto da Didática na etapa atual de seu desenvolvimento é o processo de instrução e de ensino tomado em seu conjunto, ou seja, o conteúdo do ensino refletido nos livros de texto, os métodos e meios de ensino, as formas organizativas do ensino, o papel educativo do processo docente, assim como as condições que propiciam o trabalho ativo e criador dos alunos, e seudesenvolvimento intelectual. (PIMENTA, 2000, p. 16).

No entanto, até o início do século XVII, não se poderia chamar de Didática os pressupostos pedagógicos desenvolvidos nos processos de inserção do indivíduo no contexto social. Seu aparecimento tem início quando os adultos começaram a interferir na atividade de aprendizagem das crianças e dos jovens, estabelecendo uma ação propriamente pedagógica nasatividades de ensino. Nesse momento, a escola torna-se uma instituição de ensino. Suas leis são estabelecidas quando Comenius (1592-1670) escreve a Didática Magna, obra em que utilizava o termo “didática” para se referir a arte de ensinar tudo a todos.
De caráter humanista, Comenius buscava, simultaneamente, o desenvolvimento do indivíduo e do grupo por acreditar que a educação é responsável poraliar essas duas funções na busca de melhoria de qualidade da vida em sociedade. A obra aponta a união do ato de ensinar e da arte de ensinar em um único processo denominado “didática”. Seu método didático dá importância ao saber enciclopédico pelo método de recolher e expor, ordenadamente, em instituições de ensino.
Depois de Comenius vieram outros estudiosos, como Rousseau, Pestalozzi eHerbart. Para este último, o educar o homem significa instruí-lo para querer o bem, de modo que aprenda a comandar a si próprio. Cria-se, assim, novos passos didáticos de ensino que foram seguidos por muitos anos, com clareza, associação, sistematização e método. Seus seguidores trouxeram mais propostas, classificando-as em preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação e formandouma base pedagógica européia que foi difundida posteriormente por todo o mundo e é hoje prática pedagógica ainda utilizada por muitos professores.
Assim, a Didática passou ao longo dos anos por diversas transformações, provenientes da intensa evolução das ciências, da tecnologia e das políticas públicas de ensino, apresentando-se entre outras, através de tendências como a didática moderna, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!