Desvio Padrao

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

ENGENHARIA AMBIENTAL








Relatório apresentado ao Prof. Alexsandro Gama
como parte das exigências parciais para a
aprovação da disciplina Física I.




Dicentes: Adair Calazans Trancoso - 201211914
Gustavo Gomes de Almeida - 201212005






Itapetinga-BA
24 Abril – 2015


Introdução


De onde surgiu o tempo?
A Cronologia (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! É com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.

O relógio é uma daquelas invenções que independente do tempo sempre permanecem. Mesmo com as novas tecnologias, como os celulares, que também marcam a hora e poderiam até substituí-los,dificilmente alguém sai de casa sem ele.

Dizem que o relógio mais antigo do mundo foi construído por volta dos anos 1500 A.C no Egito. Muito diferente dos que conhecemos hoje, o “relógio de sol” era um objeto que projetava a sombra do sol. Seu ponteiro, na forma de um “T” era voltado para o leste na parte da manhã e para o oeste na tarde. A posição da sombra da parte superior do “T” indicava ahora.

Um movimento periódico é caracterizado quando a posição, velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento dos ponteiros dos relógios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou até o movimento realizado pelos planetas em torno do Sol.
Qualquer movimento que se repete aintervalos de tempo iguais constitui um movimento periódico. O movimento periódico de uma partícula pode sempre ser expresso em função de senos e cossenos, motivo pelo qual ele é denominado também Movimento Harmônico.
As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Muitos exemplos existem: surfistas sobem e descem flutuando esperando uma boa onda,pêndulos de relógio balançam para lá e para cá, cordas e palhetas dos instrumentos musicais vibram.




Desenvolvimento

O tema a ser tratado durante o relatório será “Pendulo Simples”. Para formar um sistema de pêndulo simples é necessário um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo sua extremidade superior fixada a um ponto que permita sua livre oscilação e na sua extremidade inferioruma esfera de massa m. (como mostrado na figura 1 abaixo).















Quando a massa é deslocada de sua posição de equilíbrio de um ângulo pequeno em relação à vertical, uma força resultante diferente de zero surge para restaurar a massa em sua posição de equilíbrio. Esta massa quando passa pela posição de equilíbrio, devido a sua inércia, continua em movimento, fazendo assim uma trajetória quevai dessa posição até a posição inicial, completando um ciclo. O tempo decorrido para completar este movimento chama-se período (τ). O pêndulo simples é muito utilizado para a medição do tempo e foi o cientista italiano Galileu Galilei um dos primeiros a perceber a independência do pêndulo simples com a amplitude, como exemplo ele construiu através disso os primeiros relógios de pêndulo.Durante os últimos três séculos, o pêndulo foi o mais confiável medidor de tempo, sendo substituído apenas nas últimas décadas por oscilações atômicas ou eletrônicas. Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecânico, Variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°,fazem um relógio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que não é tolerável mesmo em um relógio caseiro. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito.

Período (), de um movimento periódico, é o tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do móvel por um mesmo ponto da trajetória...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desvio Padrão
  • Desvio padrão
  • Desvio padrão
  • Desvio padrao
  • desvio padrao
  • Desvio padrão
  • Desvio padrão
  • desvio padrão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!