desenvolvimento de pessoas

Páginas: 29 (7058 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013
trabalho de desenvolvimento de pessoas, a maioria das organizações possuía sistemas, preços e pessoas trabalhando desalinhados. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D): UMA ABORDAGEM DOS RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO
Esta monografia aborda os métodos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) aplicados no processo de capacitação dos funcionários do Grupo Fiscoda Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), implementado pelo setor de Recursos Humanos (RH). A proposta pretende comprovar se os métodos do T&D – aplicados pelo setor de RH da SEFAZ – efetivamente capacita os funcionários para o bom desempenho das suas tarefas, de forma que a referida Organização atinja suas metas, já que foi necessário pesquisar a imagem da área de Recursos Humanos daSEFAZ junto aos seus colaboradores, e assim fazer uma abordagem do Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Fisco da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, visando detectar a forma de divulgação do T&D, como produto de uma boa aplicação de qualidade. O objetivo do T&D é atingir as metas da Organização por meio do desempenho eficiente dos funcionários, tendo em vista que a desqualificação ou faltade treinamento acarreta um menor desempenho da Organização. O referencial metodológico foi à pesquisa de campo e a revisão bibliográfica, visto que são os responsáveis pelos dados apresentados pela comprovação do problema, dos objetivos e da hipótese.
Palavras-chave: Administração de empresas; Treinamento; Motivação profissional; Recursos humanos; Secretaria da Fazenda.


INTRODUÇÃO
Asmudanças tecnológicas ocorridas mundialmente, no âmbito das organizações levaram as pessoas a uma nova realidade. Os programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) precisam adaptar-se, a demanda é imediata e diversificada, cada profissional precisa de informações específicas para seu trabalho no momento em que este é exercido. No entanto, é sabido pelos profissionais da área de T&D que o aprendizadonão se restringe à aquisição de conhecimento.
Mudanças eficazes de comportamento a fim de melhorar o desempenho, promover a integração de equipes e aumentar a produtividade precisam de uma mudança de atitude, de postura por parte de cada profissional. Muitas das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho diz respeito ao relacionamento interpessoal e ao clima organizacional, entretantoapenas eventos pontuais como: palestras, seminários e workshops podem não levar aos resultados esperados, são considerados estímulos efêmeros, causam impacto, entretanto necessitam de continuidade.
De acordo com Boog (1999) o treinamento quando bem definido é favorável para o desenvolvimento educacional da empresa. Nele as pessoas aprendem e aplicam seus conhecimentos, visando atingir objetivosespecíficos e predefinidos de interesse mútuo. O processo formal de educação dentro da empresa é chamado de treinamento. O treinamento é a atividade responsável que se dedica à transmissão de conhecimentos objetivando suprir deficiências, estimular e desenvolver habilidades, potencialidades visando a um crescimento tanto no aspecto profissional, cultural do indivíduo como da empresa, no que tange àobtenção e manutenção de uma mão-deobra mais qualificada e preparada para assimilar e superar desafios. Este conceito necessariamente implica uma mudança de atitudes e de comportamentos. A própria evolução da administração de recursos humanos nos dá uma idéia bem clara disto, em que pese à necessidade de mantermos uma preocupação constante quanto aos fatores formais e motivacionais do homem.Na prática costuma-se diferenciar o treinamento e desenvolvimento profissional. Na verdade, esta diferenciação é conceitual e sutil, pois se prende mais ao enfoque dado e ao seu período de abrangência.
O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. Esse papel generalizadamente reconhecido deve-se à correlação entre competência e otimização de resultados, já observada nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!