Daltonismo

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
Daltonismo (discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação na percepção das cores.
O distúrbio é conhecido desdo século XVIII e o nome é dado em homenagem ao químico Jhon Daltor, que foi oprimeiro a estudar a alteração visual que ele mesmo possuia.
Esta perturbação é causada por ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda de função parcial ou total destes,normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotorreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor.
A anomalia é causada por meio genético, já que adoença está diretamente ligada ao cromossomo x, ou por dano aos órgãos visuais.
Por possuírem apenas 1 cromossomo x, o daltonismo está mais presente no gênero masculino.
Tipos de daltonismo:
Monocromaciaocorre quando há apenas percepção de luminosidade na visão dos animais. São as células bastonetes as responsáveis por esta percepção, que permite variações diferentes da cor cinza. Normalmente, osmonocromatas apresentam a chamada "visão em preto e branco".
O monocromata típico é caracterizado pelo monocromatismo de bastonetes, que corresponde a uma discriminação de cores nulas pela falta decones. Ocorre na população humana com uma incidência de 0,003% nos homens e de 0,002% nas mulheres. Essa característica é encontrada em muitos animais, como aqueles de hábitos noturnos, peixes abissais,cachorros e pinguins.
O monocromata atípico possui um monocromatismo de cones, assim a não discriminação de cores é devido a falta de sinais oponentes por ter apenas um tipo de cone. É muito raro napopulação humana. É encontrado em alguns animais, como em alguns ratos e no quivi, ave neozelandesa, que enxergam tons no espectro da luz verde.
A dicromacia, que resulta da ausência de um tipoespecífico de cones, pode apresentar-se sob a forma de:
protanopia, em que há ausência na retina de cones "vermelhos" ou de "comprimento de onda longo", resultando na impossibilidade de discriminar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • DALTONISMO
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!