Daltonismo

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
+Consequências do Daltonismo Cultural
O ¨daltonismo cultural ¨ é a forma figurativa de falarmos sobre a desvalorização e negação da variedade cultural existente em nosso país e sempre presentenas salas de aula . Quando a escola e/ou o professor (a), não considerada a variedade de cores que esta presente neste arco- íris cultural , entende- se que somos todos iguais , o daltonismo cultural éexatamente considerado como entendemos o tal problema no aparelho visual de uma pessoa , que enxerga varias cores e tonalidades mas que vê apenas uma ou seja todas iguais , quando isso acontece nasala de aula a professor(a) reconhece como se todos alunos fossem iguais ou de uma mesma cor , raça , religião , cultura , etc ...
As conseqüências deste problema podem ser como a distância e o nãoreconhecimento entre as diferentes culturas e a escola, podendo desenvolver entre os alunos uma baixa auto-estima, desistência na caminhada escolar, a rejeição dos alunos a irem a escola odesenvolvimento de preconceito e discriminação entre as diferentes culturas, agressividade e todo sofrimento psicológico causado por tais preconceitos.
É preciso que a escola e, os professores adotem uma novapostura sobre o assunto.
Multiculturalismo e a formação escolar
De acordo com o que foi apresentado aprendemos que existem 3 formas de abordarmos o multiculturalismo , sendo o MulticulturalismoAssimilacionista , Multiculturalismo Diferencialista e o Multiculturalismo Intercultural .
A forma de abordagem mais presente na formação escolar do grupo foi a Assimilacionista onde, as diferenças, sócioculturais não são levadas em consideração, somos todos levados a crê que as diferenças sejam elas de raça, religião, culturas, crença, valores, etc, não são importantes, que devemos nos adaptar e quenão existe igualdade de oportunidade para todos.
Aprendemos que devemos nos integrar a cultura dominante, por exemplo, se um aluno se muda de um estado do nordeste como a Bahia com costumes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • DALTONISMO
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!