Daltonismo

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
Daltonismo

O que é?
Daltonismo (discromatopsia ou discromopsia) representa uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caracterizando a incapacidade na distinção de algumas cores primárias, por exemplo, a situação onde a cor marrom é a indicação da leitura visual realizada por um portador daltônico, quando a real percepção deveria ser a verde ouvermelha. Esse tipo de confusão daltônica é a mais comum dentre os casos existentes.
As causas do daltonismo geralmente são genéticas, no entanto podem ser resultado de uma lesão na vista ou neurológica. Nos casos genéticos ocorrem geralmente nos homens, pois a anomalia genética esta relacionado ao cromossomo X.
Cerca de 8% dos homens sofrem de daltonismo, enquanto apenas cercade 0,5% das mulheres sofrem da mesma doença. A explicação é que os homens possuem apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois cromossomos X, para as mulheres serem daltônica é preciso que seus dois cromossomos contenham o gene recessivo responsável pelo daltonismo..

Dessa forma, uma mulher daltônica necessariamente deve possuir genótipo homozigótico recessivo XdXd.A heterozigose XDXd ou XdXD (apenas uma inversão na posição convencional da escrita), não condiciona a manifestação da anomalia, mas indica que essa é portadora e pode transmitir a característica em questão aos descendentes.

Em homens, basta o seu único cromossomo X possuir o gene recessivo, que esse será daltônico.

Sexo
Genótipo / Fenótipo
Masculino
Xd Y / daltônico
XD Y /normal
Feminino
XdXd / daltônica
XDXd ou XdXD / normal
XDXD / normal

Mais sobre o Daltonismo
O daltonismo ocorre quando há um problema com os grânulos de detecção de cor (pigmentos) em algumas células nervosas do olho. Estas células são denominadas cones. Elas são encontradas na retina, a camada sensível à luz de tecido que reveste a parte de trás do olho.Se apenas um pigmento estiver faltando, você pode ter problemas em distinguir entre o vermelho e o verde. Este é o tipo mais comum de daltonismo. Se um pigmento diferente estiver faltando, você pode ter problemas para ver as cores azul-amarelo. Pessoas com daltonismo azul-amarelo geralmente têm problemas em identificar vermelhos e verdes também.
A forma mais grave de daltonismo éa acromatopsia. Uma pessoa com esta condição rara não consegue ver qualquer cor, então elas enxergam tudo em tons de cinza. Acromatopsia é frequentemente associada com o olho preguiçoso, nistagmo (pequeno, bruscos movimentos oculares), sensibilidade séria à luz , e visão extremamente fraca.

Sintomas
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:
Dificuldade paraenxergar cores e o brilho das cores de maneira normal
Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes
Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas não sabem que são daltônicas. Um pai ou mãe pode notar sinais de daltonismo quando uma criança está aprendendo suas cores.
Movimentos rápidos e lado alado dos olhos (nistagmo) e outros sintomas podem ocorrer em casos graves.
Diagnóstico
Daltonismo pode ser diagnosticado com diferentes testes de cor, o que é importante, pois problemas podem ocorrer tanto na vida profissional como no trânsito. Os seguintes testes são possíveis:

Teste de cores de Ishihara
Consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em váriastonalidades diferentes. Uma figura é inserida em um cartão com um grande número de pontos em tons que variam entre si. A pessoa com visão normal identifica a figura, ao contrário do portador de daltonismo. O único problema deste teste é que ele não pode ser aplicado em crianças que ainda não foram alfabetizadas. Nas crianças em idade pré-escolar, os cartões possuem, ao invés de números e letras, figuras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • DALTONISMO
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!