Daltonismo

Páginas: 8 (1927 palavras) Publicado: 29 de julho de 2013
O daltonismo é uma característica ligada ao sexo razoavelmente frequente e é caracterizado pela dificuldade em diferenciar cores. O mais frequente é a incapacidade para distinguir ou perceber o vermelho e o verde; com menos freqüência o azul e o amarelo. A maior parte dos daltônicos tem visão normal, no que se refere às demais características. Apenas um número muito pequeno de pessoas sofre deverdadeira incapacidade para ver todas as cores. Neste caso dizemos que têm visão acromática. As pessoas com visão acromática vêem o mundo em tons de branco, cinza, e preto.

Infelizmente o daltonismo não tem cura, porém a acupuntura tem oferecido resultados satisfatórios em alguns pacientes.


DESCRIÇÃO

O daltonismo é uma doença geralmente hereditária, como também adquirida, que leva oindivíduo a confundir as cores. Essa anomalia se processa geralmente por mecanismo hereditários. O gene d (recessivo) está na porção do cromossomo X, que não tem correspondência com o cromossomo Y e expressa o daltonismo. Já o gene D (dominante) condiciona o caracter normal.

O daltonismo tende a atacar mais homens que mulheres. Isso se deve ao fato de que homens têm apenas um cromossomo X e asmulheres têm dois. Essas doenças são recessivas: um gene normal faz com que a característica não se manifeste.

A pessoa nasce daltônica pelo fato de ser um transtorno hereditário de herança recessiva ligada ao sexo. Para entender melhor, devemos lembrar que os homens carregam um X e um Y, enquanto as mulheres carregam dois X. Geneticamente, o sexo é determinado pelo fato da pessoa apresentar XX(mulher) ou XY (homem). A mãe transmite para seus filhos o X, enquanto o pai pode transmitir mais um X (formando uma menina XX) ou um Y (formando um menino XY).

A herança mais clássica para o daltonismo está ligada ao cromossomo sexual X. O cromossomo é responsável por transmitir as características hereditários de todos nós. Se uma mulher recebe um cromossomo X com traços para o daltonismo deseu pai ou de sua mãe, ela não terá a doença pois seu outro cromossomo compensará o defeito. Nesse caso ela é chamada de portadora, pois, ela tem o gene alterado, não tem a doença, mas pode transmitir esse gene para seus filhos. Os homens, que não têm um cromossomo X a mais para compensar o defeituoso, terão a doença quando receberem um X alterado. Para que a mulher tenha daltonismo, seus doiscromossomos X têm que estar afetados, ou seja, o seu pai tem que ser daltônico e a mãe, portadora ou daltônica.

A deficiência da percepção da cor quando adquirida são raras e podem ser temporárias ou progressivas. As causas podem ser atrofia óptica, deslocamento da retina, trauma, tumores cerebrais e outros.

Os erros de cópia que levaram ao início dessas seqüências ocorreram por volta de 40milhões de anos, graças ao fato de que os receptores verde e vermelho são extremamente parecidos e porque eles apresentam posições bem definidas.

O daltonismo pode ser considerado como uma anomalia no tricromatismo, visto que o homem normal possue os três tipos de receptores suficientes para percepção das cores, mas quando ocorre de alteração genética proporcional nos três tipos de coneschamamos de daltônico. Esta anomalia pode-se classificar em três tipos de anomalia no tricromatismo: os tricromatas, os dicromatas e monocromatas. Entre os tricromatas, daltônicos que possuem os três tipos de cones em proporções desiguais, a grande maioria tem deficiência de clorolábio, onde são poucos os casos de tricromatismo anômalo devido a deficiência de eritolábio, e são extremamente raros os casosde deficiência de cianolábio. No caso de uma completa ausência de um destes tipos de cones, fala-se de dicromatismo, nestas circunstâncias o indivíduo fará discriminação entre cores com apenas dois tipos de cones. Os dicromatas desprovidos de cones sensíveis ao verde possuem um número proporcional maior de cones sensíveis ao vermelho e azul. Nos tricromatas anômalos há uma proporção diferente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • DALTONISMO
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!