Cultura e cidadania

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
Daniel Nepomuceno
Daniel Nepomuceno é natural de Belo Horizonte, bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Barcelona (Espanha). Casado, é filho do desembargador José Nepomuceno da Silva e da dona de casa Lúcia Angélica Diniz Nepomuceno e irmão da juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Luciana DinizNepomuceno.
Além de vereador por Belo Horizonte, Daniel é vice-presidente municipal do PSB, partido em que milita desde os tempos de estudante, e desde 2008, é vice-presidente do Clube Atlético Mineiro.

De família de juristas, Daniel sempre teve a formação de respeito a lei e sempre trabalhou pelo direito do cidadão. Diferente de boa parte dos parlamentares, Nepomuceno iniciou o caminho napolítica de forma inversa. Atuou em diversos setores do executivo para depois assumir o cargo de vereador.
O vereador já passou pela Câmara Municipal de Belo Horizonte como assessor parlamentar e pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, onde trabalhou com o deputado Durval Ângelo. Em 2009, recebeu o convite para assumir a Coordenadoria de Direitos Humanos daPrefeitura de Belo Horizonte, em seguida, assumiu o cargo de secretário-adjunto na Secretaria de Estado de Defesa Social, cargo que considera de extrema importância para sua carreira.
Daniel tem o firme propósito de representar a população por meio de proposições políticas que dêem ao cidadão oportunidade de participar na consolidação de ações que visem o bem estar coletivo.
Para o vereador, políticaparticipativa não faz apenas por meio de projetos e proposições de leis. Assim sendo, a defesa de projetos que vão ao encontro do anseio coletivo é um dos mecanismos mais eficientes para beneficiar as comunidades em seus intentos. No entanto, para o Vereador a política, de maneira mais ampla, possibilita um olhar difuso às necessidades maiores daqueles que mais necessitam.
Para Daniel Nepomuceno, oparlamentar precisa estar “antenado” para os problemas macro da população nos campos da educação, saúde, habitação, segurança, meio ambiente, esporte, lazer, mobilidade urbana, dentre outros. Faz-se preciso, ainda, ter interesse pelas questões orçamentárias do município, conhecer da lei, ter uma ação efetiva que valorize a vida, os direitos humanos e contemple a cidadania na sua essência.
Omandato de Daniel Nepomuceno tem como eixo central o Desenvolvimento Urbano
Daniel Nepomuceno é membro efetivo Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e 1º vice-líder do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, na Câmara dos Vereadores. Na CLJ são avaliados e discutidos os mais diversos assuntos que interessam ao cidadão de Belo Horizonte. São emitidos em média 45 pareceres por semana na CLJ, destes9 são do Vereador Daniel Nepomuceno. Além disso, sempre que designado, o parlamentar compõe as Comissões Especiais de Veto, já tendo sido relator em algumas oportunidades.
Como relator da Comissão Especial da Copa 2014, Nepomuceno vem mantendo constante diálogo com os governos municipal e estadual, com objetivo de acompanhar a evolução de toda infraestrutura que está sendo preparada. Em breveserá definido cronograma de visitas técnicas para avaliar o cumprimento dos prazos estabelecidos para execução de obras, situação dos leitos de hospitais e da rede hoteleira, dentre outras questões

Daniel Nepomuceno (PSB) chegou à Câmara de BH há pouco mais de um ano e meio, assumindo a vaga de Wellington Magalhães, que havia sido cassado. Agora, reeleito com mais de 9.175 votos, poderá seguir ummandato completo, defendendo proposta de interesses da juventude, terceira idade e cultura. Nesta primeira etapa na Câmara, Daniel conseguiu junto com o deputado estadual Fred Costa viabilizar obras importantes para a região, como o debate sobre a instalação das câmeras de vídeo monitoramento e a questão da segurança, a Alça Viária, da Trincheira de ligação da MG-030 a BR-365 (Nova Lima a Belo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e cidadania
  • Cultura Surda e Cidadania Brasileira
  • Cultura, Cidade e Cidadania
  • cultura e cidadania coloniza o itlia
  • SOCIEDADES: DESENVOLVIMENTO CULTURA E CIDADANIA
  • crianca cultura e cidadania
  • Cultura Surda e cidadania brasileira
  • Cultura corporal e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!