Augusto comte

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
16/04/2013

Augusto Comte
 Nascido dez anos depois da Revolução Francesa, Augusto Comte (1798-1857) é considerado o Pai da Sociologia.

Pensadores e Tendências do Ensino da Sociologia:
►Augusto Comte ► Émile Durkheim ► Karl Marx ► Max Weber

 Foi ele que pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, em seu Curso de Filosofia Positiva.  Segundo Comte, os fenômenos sociais podem serpercebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais.

O Positivismo de Comte
 O Positivismo de Comte foi um vasto e heterogêneo movimento de pensamento que surgiuem meados do século XIX na França e depois se difundiu por todo o Ocidente até tornar-se a tendência hegemônica do fim do século.  O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é aúnica forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente.  Para os Positivistas o progresso dahumanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos.

Etapas do Pensamento de Comte
 Lei dos três Estados, no qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução passar por trêsestados diferentes.  Segundo essa Lei, o espírito humano teria passado por três fases (estados) sucessivas:  São eles: Estado Teológico, Metafísico e Estado Positivo.

1º Estado - Teológico
 O estadoteológico: seria aquele em que os homens atribuíam aos deuses as causas dos diversos fenômenos vivenciados no dia-a-dia. Na busca da causa última para tudo, chegou-se à elaboração do monoteísmo,unificando as diversas divindades num só Deus.  A tese: O estágio teológico representa a infância da humanidade.

2º Estado - Metafísico
 O estado metafísico ou abstrato. Nele, os homens buscavamexplicações racionais para os fenômenos, mas, de forma ingênua, ainda procuravam essências na natureza.  A tese: O estágio metafísico representa a juventude da humanidade.

1

16/04/2013

3º...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Augusto Comte
  • augusto comte
  • Augusto Comte
  • Augusto comte
  • Augusto comte
  • Augusto comte
  • Augusto Comte
  • Augusto comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!