Cultura, Roque laraia

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Antropologia

Cultura
Importância:
É importante estudar a Cultura pela influência que ela se dá no comportamento social e a diversidade que ela causa ao mundo, apesar de sua comprovada unidade biológica.
História:
Desde a idade média grandes filósofos já se preocupavam com a diferença dos povos. Como exemplo, Heródoto, um historiador grego, escreveu sobre a cultura dos lícios. Aodescrever a cultura do povo ele classifica como sendo “A cultura diferente de todas as outras do mundo” Considerando como ponto de referência sua própria cultura. Como quase contradição, no mesmo texto, ele afirma que todas as pessoas são etnocêntricas, com uma profunda certeza que sua cultura, é a melhor, é a correta, Outras figuras que se preocuparam com a questão cultural foram: Tácito (55-120 d.c),cidadão romano descreveu sobre as tribos germânicas; Marco Polo, legendário viajante conheceu a Ásia e escreveu sobre os costumes dos tártaros. Observando as escrituras, vemos como cada um tem como conceito “Bárbaro” aquilo que não faz parte da sua própria cultura.
Marcos V. Pollio, Ibn Khaldun, começam a explicar comportamento e características a partir de influências naturais como, por exemplo,o lugar em que se vive, a temperatura etc. Por tanto, essas afirmações foram questionadas por D’Holbach que, em pleno século XVIII, percebeu a mudança da cultura (sem não muito esforço) no mesmo local. O mundo civilizado é um grande exemplo disso.
Roque Laraia explica que não é possível tais afirmações. Pois, as diversidades culturais existem independentemente do lugar ou tempo, as culturas sãodiferentes até mesmo dentro do mesmo país. Fatores naturais ou geográficos não determinam absolutamente. As diferenças que existem entre os homens não são somente pelas respostas que ele deu de acordo com sua geografia ou fator biológico, e sim porque o homem tem capacidade de possuir cultura.
Determinismo Biológico:
Os antropólogos estão absolutamente convencidos que as característicasgenéticas não são determinantes das características culturais. As diferenças se explicam pela história cultural de cada grupo. Laraia afirma de nenhuma genética ou biologia diferenciada são fatores que alteram o comportamento, como exemplo citou alguns lugares, como nas tribos, onde as mulheres são responsáveis pelo trabalho mais pesado do que o do homem, ao contrário da ideia de a mulher ser o sexofrágil, citando outros exemplos também mostrando como os papeis podem ser invertidos dependendo de cada cultura. Ele termina o parágrafo dizendo “Um menino e uma menina agem não pela diferenciação dos seus hormônios, e sim pela sua educação diferenciada”.
Determinismo Geográfico:
Desde a antiguidade houve autores que afirmaram sobre a cultura ser determinada a partir da sua localidade, condiçõesclimáticas etc. Portanto, a partir do século XIX algumas pesquisas começaram a contrariar essa teoria. Laraia explica que não se pode afirmar que a humanidade está somente sendo receptiva a ação mecânica das forças naturais, e exemplifica de várias formas, uma delas citando a diferença da cultura dos povos que vivem nos Polos Sul e Norte. Por seus climas serem praticamente iguais e dispor de fauna eflora semelhantes, seus comportamentos e suas culturas deveria, de acordo com a teoria do determinismo geográfico, serem semelhantes. Porém, contrariando a teoria, a cultura que cada povo é bem diferente.
Antecedentes históricos no conceito da Cultura:
O primeiro a formalizar a definição de Cultura foi Edward Tylor, sendo a junção de: Aspecto espiritual da sociedade + Realizações materiais (É iguala conhecimentos, crenças, arte, moral, leis e costumes de uma sociedade) . Em 1871 ele definiu como tudo aquilo que é aprendido, independente de uma transmissão genética. Tylor foi o primeiro a formalizar, porém antes dele houve muitos que definiram a cultura. John lock, por exemplo, escreveu um texto falando que o homem, na verdade, está receptivo a endoculturação. Afirmando que a cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura
  • Síntese do livro cultura de roque laraia
  • cultura um conceito antropológico roque laraia
  • Resenha: cultura. um conceito antropológico roque laraia
  • Resenha laraia, roque de barros. cultura: um conceito antropológico.
  • Resenha, laraia. roque de barros
  • Resenha Cultura um Conceito Antropológico Roque Laraia
  • Resenha cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!