Politica

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
 CENTRO PROFISSIONALIZANTE DE ENFERMAGEM
CEPROEN

ANNE CAROLINE
DILZA MARINHO
JARDÊNYA LACERDA
JOELMA MUNIZ
JUCILENE MOTA








SISTEMA SENSORIAL











TRAIRÃO – PARÁ
01 DE MAIO DE 2014


Docente: Lucélia Oliveira










SISTEMASENSORIAL


Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Anatomia como parte da avaliação.
Professora: Lucélia Oliveira













TRAIRÃO – PARÁ
01 DE MAIO DE 2014
Os cincos sentidosOlhos, pele, orelhas, língua e fossas nasais são os órgãos que tem capacidade de transmitir os diversos estímulos do ambiente por impulsos nervosos. Estes são transmitidos ao cérebro de onde partem as ordens que determinam as diferentes reações do nosso organismo, responsáveis pela visão, tato, audição, gustação e olfato. Esses órgãos compõem o sistema sensorial.
Os receptores sensoriais sãoclassificados quanto a natureza do estimulo que captam, por sua vez são divididos em três Exteroceptores: respondem a estímulos externos, originados fora do organismo,Proprioceptores: são receptores que se encontram no esqueleto e nas inserções tendi nos músculos esqueléticos formados por feixes nervosos que envolvem as fibras musculares, que por sua vez detectam a posição do individuo no espaço,assim como o movimento, tensão e o estiramento do músculo.
Interceptores; respondem a estímulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.














Olfato
Olfato e o sentido responsável pela sensação de odores. O sentido do olfato ou olfação se da por meio das fossas nasais que se localizam nas narinas. As fossas nasais são revestidas internamente pela mucosa pituitária.No interior de pituitária encontra-se que são sensíveis aos estímulos odoríficos.
Pelo ar partículas odoríferas chagam as fossas nasais indo para a pituitária, onde são capturadas pelas células olfativas, que possuem terminações do nervo olfativas, que possuem terminações impulsos nervosos ao cérebro, que por sua vez, identifica os odores. O sentido quando contraímos um resfriado, isso bloqueiaas células olfativas, e elas não podem ser estimuladas pelos odores. Pode ocorre também de as células , quando ficamos muito tempo em um ambiente com esse odor, no inicio sentimos o odor, mas depois as células já não reagem mais a ele, pois já se acostumaram.

Paladar

A sensação do gosto ou gustação e feita pela língua, que nos permite sentir sabores de doce salgado, azedo ou amargo. Essacapacidade ocorre devido à existência de diferentes tipos de células sensoriais, denominadas papilas e, região especifica.
As papilas capitam quimicamente as características do alimento, transmitindo a informação através de impulsos nervosos ate o cérebro, que codifica a informação, permitindo identifica.Este sentido esta intrinsecamente associada ao olfato e a visão em consequência da mediaçãorealizada por epitélios de células quimiorreceptoras especializadas que estão localizadas entre a cavidade nasal e o palato, bem como os fotorreceptores visuais que estimulam a degustação.


Audição
É o sentido pelo qual se percebe o som, O orgão que recebe os sons é a orelha e está dividida em três partes; orelha externa, orelha media e interna.Orelha externa: formada por duas partes:
Pavilhãoauditivo ou orelha: responsável pela captação de sons. Sua estrutura externa é cartilaginosa e a interna é formada por um tecido conjuntivo. Pois possui forma de concha,Conduta audiva externo: Canal que conduz o som par o interior da orelha. É revestido internamente por pelos e glândulas que produzem o cerume ou seja uma cera amarelada. Os pelos e o cerume ajudam a reter impurezas que penetram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A politica e as politicas
  • Politica
  • politica
  • Politica
  • a politica
  • politica
  • Política
  • Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!