Culinaria

Páginas: 25 (6135 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Culinária Verissimense

DOCES
Os doces mineiros são um capitulo à parte na historia da culinária. Faziam-se doces de todas as frutas e vários outros tipos. O doce é influencia de Portugal. A doceria é uma das maiores contribuições européias para cozinha mineira.
A mesa dos doces mineiros, como a verissimense, é uma fartura enorme, desde o período colonial. Cada dona de casa aproveita asfrutas da região ou da estação para desenvolver dezenas de receitas. Os doces de frutas podiam ser em cauda, cristalizados, em pasta, ralados, ou até em forma de geléia.
Os doces em cauda eram para comer na época, pois eram os mais perecíveis. Podiam ser de figo, goiaba, banana, laranja, cidra, mamão ou o que mais a terra oferecesse. Para guardar, as donas de casa faziam doce de caixeta. Era umdoce feito no ponto de bater e virar numa caixa de madeira com tampa de encaixe, que vedava completamente a guloseima. Esse doce era consumido o ano inteiro, mesmo quando não esta na época das frutas.
Os doces cristalizados tam são uma especialidade da dona-de-casa verissimense. Sempre muito bonitos e saborosos, são usados especialmente em datas comemorativas. Os potes de geléias eram uma atraçãoà parte, freqüentemente usados para presentear as visitas.
O doce de leite, pode-se dizer, é uma invenção local. Isso porque o típico doce de leite mineiro é mais clarinho. É feito com critérios.
Em Minas Gerais, fala-se que o queijo é a companhia mais indicada para os doces de frutas. Todos ficam saborosos com uma generosa fatia de queijo.






















01 –Doce de Abacaxi
Ingredientes
1 abacaxi
½ kg de açúcar
canela e cravo a gosto

Modo de Preparo
Descascar o abacaxi e picá-lo em pedaços pequenos. Cozinhar o abacaxi com o açúcar e até um pouco de água até ficar bem macio, e colocar cravo e canela. Deixar por mais um pouco antes de retirar do fogo.


02 – Doce de Cidra
Ingredientes
1 ½ kg de açúcar
canela e cravo a gosto
1 kg de cidra.Modo de Preparo:
Ralar a cidra, colocando a massa num saco de pano para lavar até sair o amargo. Fazer a calda do açúcar. Juntar a cidra e levar ao fogo, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Adicionar então a canela e o cravo.


03 – Doce de Manga
Ingredientes
1 kg de açúcar
1 dúzia de mangas quase maduras.

Modo de Preparo
Descascar as mangas e cozinha-las inteiras em água.Deixe esfriar e passe-as numa peneira fina para tirar a polpa. Leve ao fogo com o açúcar, e vá mexendo sem parar para grudr no fundo.


04 – Doce de Laranja da Terra
Ingredientes
2 kg de açúcar
1 dúzia de laranjas maduras.

Modo de Preparo:
Raspar a casca dos frutos com ralo de leve. Cortar a parte inferior em cruz. Retirar os gomos, aproveitando apenas as cascas. Colocá-las num tacho combastante água e cozinhar em fogo forte. Deixar esfriar. Passar as cascas para uma vasilha d'água, trocando a água duas vezes por dia. Escorrer bem as cascas numa peneira. Fazer uma calda rala de açúcar (usar metade do açúcar pedido), adicionar as cascas e levar ao fogo deixando ferver por meia hora. Tirar do fogo. Repetir a operação de fervura na calda dois dias consecutivos, meia hora cada dia.No quarto dia deixar a calda tomar ponto mais alto.
Para cristalizar: retirar as cascas da calda mais rala, engrossar bem esta, passar as cascas na calda bem grossa, transferi-las para tabuleiro e deixar secar.


05 – Doce de Mamão Verde Picado
Ingredientes
2 mamões verdes
1 kg de açúcar cristal
4 xícaras de água
cravo e canela (em rama) a gosto

Modo de preparo
Lave o mamão,descasque, corte em fatias e retire as sementes. Corte em cubinhos. Leve ao fogo em água, açúcar, cravo e canela em rama.


06 – Doce de Mamão Verde Ralado
Ingredientes
2 mamões verdes
1 kg de açúcar cristal
2 xícaras de água
cravo e canela (em pó) a gosto

Modo de preparo
Lave o mamão, descasque, corte em fatias e retire as sementes. Rale o mamão. Leve ao fogo em água, açúcar, cravo e canela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • culinaria
  • CULINARIA
  • Culinaria
  • Culinaria
  • culinária
  • culinaria
  • culinaria
  • Culinaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!