Cuba e espanha

Páginas: 10 (2326 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VILA MARIA
3º ANO DO ENSINO MÉDIO




CUBA E ESPANHA




Disciplina: Língua Espanhola
Professora:
Componente:




Vila Maria, abril de 2013



SUMARIO








1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas informações sobre os países de Cuba e Espanha, colocando em prioridade aspectos como um pouco dahistória, cultura, esporte, economia e clima desses dois países. Sendo que os países trabalhados tem como língua oficial o espanhol, língua esta que é trabalhada em sala de aula e que vem a cada dia mais ganhando prioridade e importância na vida e no currículo das pessoas.

















2 CUBA

Cuba, chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação deCuba consiste na ilha principal de Cuba, além da Isla de la Juventud e de vários arquipélagos menores. Havana é a maior cidade de Cuba sendo esta a capital do país. Santiago de Cuba é a segunda maior cidade.
Limita-se ao norte com Estados Unidos e as Bahamas; a oeste com o México; ao sul com as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto que a sudeste com a Ilha de Navassa e o Haiti.
Cuba é o lar de maisde 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos Taíno e Ciboney. Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade.

2.1 História

A história de Cuba, a maior das ilhas do Caribe, começou a ser registrada quando Cristóvão Colombo avistou a ilhadurante sua primeira viagem à América, em 27 de outubro de 1492. Colombo deu àquele território o nome de La Juana, em homenagem à filha dos Reis Católicos. Apenas em 1509, Sebastião de Ocampo provou que Cuba era uma ilha, quando começou a sua colonização.
A ilha, que então era habitada por povos indígenas, os quais chamavam a ilha de Bohío, tornou-se uma colônia da Espanha, chefiada por um governadorespanhol em Havana. Em 1762, a cidade foi ocupada brevemente pelo Reino da Grã-Bretanha, porém retornou à posse espanhola depois de uma troca pelo território da Flórida, um dos atuais Estados Unidos. Uma série de rebeliões durante o século XIX não logrou pôr fim ao domínio espanhol. No entanto, as tensões entre a Espanha e os Estados Unidos provocaram a Guerra Hispano-Americana, que afinal resultouem retirada dos espanhóis e ocupação da ilha pelos Estados Unidos, entre 1898 e 1902, quando Cuba conquistou formalmente a sua independência. Durante quatro séculos, Cuba foi uma colônia explorada pela Espanha. Após o esgotamento dos metais preciosos ainda em meados do século XVI a produção açucareira tornou-se a base de sua economia, a partir do século XVIII, nos moldes de uma monoculturaextensiva, baseada na mão-de-obra do escravo africano. No século XIX, os Estados Unidos já eram o maior comprador do açúcar cubano.

2.2 Cultura e arte cubana

O espanhol é a língua oficial da Cuba mas, como todos os países da America Latina tem vocabulário de várias regiões do Mundo (africana, indiana...).
Cuba é um país de longa tradição musical: ao som dos instrumentos africanos (bongo, conga)dançam-se o bembé ou o caringa. Certas músicas folclóricas, como o rumba, o salsa, o són e o punto, sofreram influências europeias.
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraído, e muito alegre. A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo dadécada de 1950. Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor".
Os escritores cubanos mais conhecidos são poètes do XIXe século: José Maria de Heredia, Gertrudis Gomez Avellaneda (1814-1873), José Julian Martí e Julián del Casal (1863-1893), bem como romanciers contemporâneos: Alejo Carpentier e José Lezama Lima (1912-1976)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise comparativa dos modelos de saude dos eua, canadá, japão, cuba e espanha
  • Espanha
  • FRAGINALS, Manuel Moreno. Espanha-Cuba-Espanha. Uma História Comum. (1º ed. 1995) Tradução de Ilka Stern Cohen....
  • Espanha
  • Espanha
  • Espanha
  • espanha
  • Espanha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!