Crise de 2008

Páginas: 8 (1979 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Crise Imobiliária de 2008 nos Estados Unidos






Graduando:
Andrezza Damasio1
Carla Almeida da Silva2
Fernanda Noronha F. Cardoso3
Genuíno Luiz da Silva Filho4






Orientadores:
Daniel Travessoni5
Nara Simone Roeche6











Introdução

Este artigo em como tema a Crise Imobiliária no Ano de nos Estados Unidos que se propagou para outras partes domundo. Com uma história de pequenas crises nas décadas 1970, 1980 até chegar a grande crise que aconteceu no ano de 2008 em elevadas proporções deixando o sistema financeiro com várias interrogações e colocando em xeque os ganhos fundamentados na globalização financeira internacional. O estouro da grande bolha aconteceu devido as vários motivos como créditos concedidos em alto risco, aquecimentodemasiado do mercado, especulações, valorização exageradas os imóveis que trouxeram conseqüências catrastófica para o país americano.

A História

A crise financeira americana de 2008 tiveram características únicas e grandiosas e uma combinação de elementos que não se conhecia na histórica economia dos Estados Unidos. No inicio da década de 1970 a economia americana tinha introduzida aindaalgumas características do chamado padrão-ouro, sistema monetário vigente entre o séc. XIX até a primeira guerra mundial os preços eram praticamente constantes. A partir de meados da década de 1970, iniciou-se um processo de transformação nos mercados financeiros. No novo contexto de concorrência acirrada, inovar passou a ser uma necessidade das instituições financeiras. As raízes desse processode modificações e inovações se encontram, essencialmente, no colapso do sistema monetário internacional gestado na conferência de Bretton Woods, em 1944 (CARVALHO et al, 2007).
Durante esta década os preços dos imóveis eram praticamente constantes e com os decorrer dos anos os preços duplicara devido a alta inflação monetária ocorrida mas não aconteceu a bolha mesmo assim foi considerada adécada perdida.
Na década de 1980 ocorreu uma bolha de menor proporção sendo o estouro ocorreu em 1990 com a retratação do mercado imobiliário americano neste período que houve uma retração do mercado imobiliário. Em 1993 no inicio do governo do então presidente Bill Clinton os imóveis voltaram a ter alta continuamente.

A crise de 2008

A partir de 2000 á 2006 aconteceu o inicio da bolhaque ocorreu o estouro de 2008, nesses anos o mercado se aqueceu em grande proporção, um grande otimismo e euforia deixou o país em grande crescimento. Créditos hipotecários foram concedidos a todos para aquisição de imóveis ou refinanciamento.
Foi um período marcado por elevado otimismo e euforia devido ao processo de aumento dos preços das casas e da renda dos indivíduos. As famíliaselevaram seus níveis de endividamento, tomando crédito tanto para consumo como os investimentos imobiliários, e assim, tirando a economia norte-americana da recessão. Por sua vez, os conglomerados financeiros maximizaram sua renda por meio de taxas, comissões e receitas decorrentes tanto da expansão do crédito como da administração de ativos. (MICHELETTI, 2008).
Os créditos subprime7 tiveram grandecrescimento hipotecas foram concedidas com juros pequenos criando um grande volume de venda no mercado. Com os crescimentos dos ativos dos bancos as hipotecas foram vendidas para Fannie Mae8 e Federal Mac9. Os papeis dessas duas empresas era primordial para o mercado, apadrinhadas pelo governo, pois tinham inúmeras concessões. Essas empresas poderiam comprar essas hipotecas e mantê-las consigoou vender para investidores em no mercado mundial. Com um crédito aprovado em mais de US$ 2 bilhões o mercado se sentia segurança se o mercado se enforcasse as empresas seriam salvas pelo governo americano. Os bancos se vinham obrigada a venda pois seus ativos não poderiam passar o seu patrimônio liquido e com a venda as hipotecas poderiam conceder mais empréstimos. Entre 2001 e 2006, uma media...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise de 2008
  • Crise 2008
  • A crise de 2008
  • Crise 2008
  • Crise de 2008
  • crise de 2008
  • Crise 2008
  • A Crise de 2008

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!