Cremalheira

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
CAPÍTULO I
O que é cremalheira?
1.1 Definição

Entende-se por cremalheira um dispositivo mecânico que transforma movimento retilíneo em movimento circular e vice-versa. Esse dispositivo foi inventado por Leonardo da Vinci (15 de Abril de 1452 – 2 de Maio de 1519) e é constituído por uma barra dentada (ou trilho dentado) ajustado a uma roda dentada ou engrenagem.

1.2 Aplicação Prática

Sãodiversas as aplicações possíveis para esse dispositivo. Em geral, são aplicações relacionadas com movimentação e transporte de cargas e pessoas e estão presentes em muitas das atividades cotidianas. O uso, ou aplicação da cremalheira pode ser observado, por exemplo, em brinquedos de parques de diversões (montanha-russa), elevadores para construção civil ou para vencer terrenos com grande inclinação nomodal ferroviário, que é o foco dessa pesquisa.
Esses exemplos mostram o sistema “cremalheira” usado como dispositivo de segurança, além de indicar praticidade quanto à transformação de movimentos.
Cabe ressaltar que, antes do uso desse sistema, a maiorias das aplicações referentes à movimentação de cargas ou transportes de pessoas era feita através de cabos de aço. Essa tecnologia não garantia amesma segurança que a cremalheira ou, para fazê-lo, necessitava de espaço e maiores proporções de seus componentes (em especial os próprios cabos de aço).
No próximo capítulo, abordaremos um desses sistemas com cabo de aço, o chamado sistema “funicular”.





CAPÍTULO II

Tecnologias utilizadas anteriormente para vencer terrenos íngremes

2.1 Sistema funicular

Antes de se utilizar a cremalheira,o principal sistema para movimentação de cargas e transportes de pessoas era o sistema funicular. Sua aplicação no modal hidroviário (auxiliando o embarque e desembarque de navios em canais) data de 1777.

O nome “funicular” tem origem no latim, no diminutivo da palavra funis, que significa “corda”. O diminutivo, em latim, é expresso como funiculus.

2.2 Criação e desenvolvimento

Como mencionado,o sistema funicular usado no modal hidroviário de 1777 e seu uso, bem como o uso no modal ferroviário, se define na utilização de um cabo de aço, junto com um contrapeso, com o objetivo de movimentos objetivos.
No Brasil, o uso do funicular foi voltado sempre para a ferrovia, mas em outros países, em especial na Europa, o sistema abrangia grandes elevadores e, como visto, apoio para o modalhidroviário.

2.3 Exemplo de uso

Os ingleses de São Paulo Railway, conhecida por ser a primeira ferrovia do Estado, adotaram o sistema funicular para vencer a serra que ligava a região litorânea sul ao planalto. A diferença de altitude entre os dois pontos (Santos, no litoral e Paranapiacaba, no planalto) era de cerca de 800 metros.
Para vencer esse desnível o sistema funicular contava com quatroplanos inclinados e entre eles, com estações de “transferência”, chamadas de “patamares”. Cada um desses planos tinha a inclinação de 10%, o que fazia a distância total percorrida pelas composições para vencer a altitude girar em torno de 8 quilômetros.
Nos “patamares”, a composição trocava de máquina para seguir viagem.
A operação nesse sistema era relativamente simples: em cada um dos “patamares”,havia uma grande roda volante, chamada de “máquina-fixa”. Por ela passava um cabo de aço preso a uma máquina chamada de “locobreque”, uma adaptação do termo inglês loco-brake. O locobraque freava a composição que descia a serra, enquanto no outro extremo do cabo de aço, estava a composição que subia a serra.
Esse sistema permitia um bom nível de segurança, visto que o locobreque sempre estava àfrente da composição na descida e empurrava os vagões na subida das trechos inclinados.
Antes de existir o locobreque, havia uma máquina de madeira, chamada de “serrabreque”, que também era tracionada por cabos.



2.4 Limitações


Apesar de ser uma grande solução de engenharia, o sistema funicular tinha algumas limitações. Em especial, podemos destacar as dimensões aumentadas dos dispositivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cremalheira
  • cremalheira
  • cremalheiras
  • cremalheira
  • cremalheira
  • Elevador Cremalheira
  • Calculo de cremalheira
  • elevador a cremalheira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!