Cremalheira

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Gisele Bitto Oliveira
Técnico em Segurança do Trabalho - 2ª-Modulo.

Relatório de Cremalheira em transporte

Cremalheira é uma peça mecânica que consiste numa barra ou trilho dentado que emconjunto com uma engrenagem a ele ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa. Este sistema é usado:
Em ferrovias para vencer terrenos íngremes, no qual o trilho fixado ao solo édentado e a locomotiva imprime a força rotacional na engrenagem que a ele adere adquirindo assim movimento.
Nos sistemas de direção de automóveis e outros veículos rodoviários a engrenagem é fixa (eestá ligada ao volante através da coluna de direção) e a cremalheira desliza linearmente - que estando ligada às rodas, altera a direção do veículo. No entanto o engenho requer uma maior força paraefetuar uma manobra comparando com outros mecanismos como a recirculação de esferas (ou sector dentado), já que a multiplicação da força que é obtida é menor, embora a direção seja mais estável.Sistema de cremalheira em ferrovias


Diferentes tipos de linha-cremalheira
O Sistema de Cremalheira ou simplesmente Cremalheira, nada mais é que a instalação de um terceiro trilho dentado, entre osdois trilhos normais de uma ferrovia, onde um mecanismo está sob a locomotiva pousa sobre o trilho dentado e nela fica articulado, permitindo que a locomotiva auxilie ostrens avencer terrenos inclinados.
Utiliza-se uma locomotiva especialmente projetada para operar neste tipo de trilho, onde um conjunto de rodas dentadas se engata no trilho ou na cremalheira e permite que a composição consiga subirou descer terrenos inclinados, ajudando na tração ou na frenagem da composição.
Existem também outros sistemas para vencer planos inclinados em ferrovias. Um deles, também utilizado nesta mesmaferrovia mas de implementação mais antiga, é o de funicular, onde duas composições servem de contrapeso uma à outra.
O sistema cremalheira-aderência veio a substituir o sistema funicular, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cremalheira
  • cremalheiras
  • cremalheira
  • cremalheira
  • Elevador Cremalheira
  • Calculo de cremalheira
  • elevador a cremalheira
  • APR OPERAÇÃO ELEVADOR CREMALHEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!