cremalheiras

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
Armadilhas no caminho do porta – voz
1- Cuidado com os esqueletos no armário
Quando acontece um acidente, todas as ocorrências passadas voltam a tona. Em uma entrevista a uma rede de televisão, ao vivo. Apareceu uma repórter entrevistando um suposto funcionário da Petrobras, que nem ao menos se identificou. A pessoa foi apresentada como alguém que trabalhava há mais de 20 anos em plataformas ecomeçou explicando como era a situação no local:
O trabalho na plataforma é muito inseguro. Tem vários acidentes. A repórter perguntou se já sofreu algum acidente, ele respondeu que não, mas já tinha ouvido falar de alguns.
Veja bem: ele diz ouvido falar de acidentes. Ai, a repórter voltou a insistir para que ele descrevesse algum acidente:
Nós tivemos em 1988 um incêndio na plataforma deEnchova que foi muito grave.
O porta voz tinha a missão de rebater denuncias. Eu era o superintendente de produção daquela unidade e fui o coordenador das investigações daquele acidente. A plataforma de Enchova pegou fogo durante 30 dias e nós não tivemos nenhuma pessoa sequer machucada.
A coisa não foi adiante. Mas se no lugar do porta voz tivesse uma pessoa que não soubesse dessas informações,duvidas poderia ter ficado no ar.











2- A imprecisão pode virar uma praga
Pequenas diferenças podem gerar dores de cabeça, os jornalistas passaram a questionar um fato secundário, como as condições do mar na região do acidente, que estava dificultando o trabalho de resgate da plataforma e também a contenção do vazamento de óleo. Em Macaé, um porta voz da empresa havia dito queas ondas eram de 1,8 metros de altura. Na sede do Rio, um gerente da unidade disse que as ondas chegaram a 2 metros.
Diferenças mínimas de discurso podem ter conseqüências graves para a comunicação, por isso a precisão na comunicação é muito importante.
3 As falsas polêmicas
Um exemplo já citado foi o recolhimento dos boletins da plataforma que estava afundando, mas na verdade estava escondidoa sete chaves, até a descoberta do acidente ser identificado.
Em uma coletiva uma jornalista perguntou se havia outras plataformas iguais a p-36, exatamente igual não, mas a repórter insistia. De fato havia outra plataforma, a p-19, que tinha um tanque na perna, mas estava abandonada, isso virou um escorregão, porque a jornalista tinha aquela informação e quis passar a impressão de que oporta-voz estava omitindo aquele dado. Por isso o porta voz tem que estar preparado e conhecer tudo da empresa.













4 Um detalhe que faz toda a diferença
Um processo que eclodiu no processo de construção de duas novas plataformas, a p-51 e a p-52. Nós especificamos um aço mais leve e mais resistente, para que possa colocar mais carga útil sobre a plataforma. O Brasil não fabricavaesse tipo de aço no momento do lançamento do edital, mas tem condições de fabricá-lo em um curto espaço de tempo. Basta haver demanda. Não tendo para quem vender, não fabrica. Mas se for dito que esse aço é necessário em um prazo de 30, 60 dias, a indústria nacional é capaz de responder. Saiu uma reportagem acusando a Petrobras e dizendo que nós escolhemos um aço que não é fabricado no Brasil.Masnão tinha nenhuma exigência do edital ser ou não ser fabricado no Brasil. A imprensa fica fustigando o tempo inteiro.



















5 Plano de Contingência
Empresa do setor petrolífero estão muito atraidos a acidentes, quase sempre graves. Durante todo o processo, há risco. Trata-se de um produto altamente poluente e inflamável.
A Petrobras manipula, importa, transporta,refina e comercializa em torno de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia, somente a produção de 1,5 de barris/dia equivalente a 2,5 bilhões de litros de óleo. Cerca de 80% desse total é produzido no mar e precisa ser transportado por navios ou pelos mais de 15 mil quilômetros de dutos ate chegar às refinarias. Onde o óleo vai ser transformado em produto, que de novo é transportado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cremalheira
  • cremalheira
  • cremalheira
  • cremalheira
  • Elevador Cremalheira
  • Calculo de cremalheira
  • elevador a cremalheira
  • APR OPERAÇÃO ELEVADOR CREMALHEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!