Industrializa O E Fabrica O Mec Nica

554 palavras 3 páginas
Industrialização e fabricação mecânica

Por volta de 1800, teve início a industrialização. Ela é considerada recente, se comparada às épocas primitivas em que uma determinada forma de trabalho podia durar muitos anos, sem aperfeiçoamento.
Alguns dos fatos que mais contribuíram para o desenvolvimento industrial foram: a rápida expansão do comércio, a necessidade de produção mais rápida e em grande quantidade. Aos poucos, o sistema artesanal foi sendo substituído por uma nova organização do trabalho para o aumento da produção. O trabalho passou a ser dividido. O homem deixou de ter a visão de conjunto do processo de produção porque passou a ser encarregado da realização de apenas partes do trabalho, tornando-se especialista em determinadas tarefas e operações. Rapidamente, as máquinas tomaram conta do setor produtivo. Por causa disso, tornou-se comum o aparecimento de locais em que se concentravam máquinas e grupos de operários, organizados para a fabricação de grandes quantidades de peças, numa produção muito mais rápida e econômica. Surgiram as primeiras fábricas, dando início à fase industrial na história do homem. Com o desenvolvimento das indústrias, foi intensificada a utilização de novos materiais e de novos processos na fabricação. Ainda hoje, o homem se vê cercado de desafios que o levam à busca de novos materiais e de novos processos de fabricação. Os principais processos de fabricação na indústria mecânica são: moldagem, conformação, corte e junção.

Moldagem
Os processos de fabricação por moldagem consistem na produção de um corpo sólido a partir de um metalamorfo, ou seja, no estado líquido, de pó granulado ou de pasta. Exemplos de processos de fabricação por moldagem:
Fundição - processo no qual o metal é derretido e depois despejado numa fôrma. Os produtos obtidos por esse processo são, por exemplo, blocos de motores, bases de máquinas etc.
Sopro- processo de fabricação de recipientes de vidro, com auxílio do ar. Exemplos: garrafas, copos etc.

Relacionados

  • SMALL IS BEAUTIFUL 1
    118664 palavras | 475 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas
  • Livro Antropologia Uma Introdução . Referencia MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: um introdução. 7.ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. pp. 1-10/10-20
    110957 palavras | 444 páginas