CPCS

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
As normas internacionais de contabilidade, conhecidas internacionalmente como IFRS, adotadas integralmente no Brasil neste ano, trouxeram impactos positivos para os negócios no País. Pesquisa daconsultoria Deloitte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), aponta, entre outros pontos, que 58% das companhias consultadas reconhecem que o novo padrão contábilgerou maior transparência nas demonstrações financeiras.
“O IFRS representou um grande salto na transparência financeira das companhias, e hoje é uma dais mais importantes ferramentas de esclarecimentoaos investidores. Os balanços das empresas ganharam linguagem universal, o que facilita leitura e comparações contábeis dentro do mesmo segmento”, explicou Luciano Ferreira da Cunha, consultor daDeloitte, que participou nesta sexta-feira (09/12) do comitê de Finanças da Amcham-São Paulo.
A sondagem intitulada “Os Impactos da Implementação da IFRS no Brasil”, que contou com a participação de 46companhias abertas com faturamento conjunto de cerca de R$ 40 bilhões em 2010, aponta que outros pontos impactados positivamente foram: sistemas de gestão e controle (49%), controles internos (47%),avaliação de ativos (42%) e integridade das informações (42%).
“Tais resultados reforçam que os impactos positivos do IFRS vão além da contabilidade. O novo padrão obrigou as empresas a reveremprocessos e sistemas de gerenciamento de informação e, com isso, gerou melhoras na gestão dos negócios como um todo. Além disso, trouxe uma maior conscientização das diversas áreas operacionais sobre aimportância das informações repassadas“, argumentou o consultor.
Na visão das empresas sondadas na pesquisa, o IFRS também está influenciando positivamente as decisões dos investidores (78%), a percepçãodo mercado sobre o negócio (71%) e a eficiência das companhias do mercado de capitais (65%). Uma fatia de 64% avalia que é o IFRS é mais do que uma norma contábil e representa um benefício às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC
  • CPCs
  • CPC
  • CPC
  • CPC
  • CPC
  • Cpcs
  • O que é o cpc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!