CPC 10

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações
Estudantes: Marlon b. de Carvalho; e Murillo Ostini.
Resumo
O trabalha visa fornecer uma base para a identificação, reconhecimento e divulgação das operações que se utilizam de pagamentos baseados em ações em troca de bens ou serviços. Analisamos algumas condições para que seja concedido tal benefício por parte da empresa e quais os requisitos necessáriospara obter este direito. Exemplificamos com alguns dados numéricos como faríamos a contabilização, visando facilitar o entendimento. Por fim, tentamos demonstrar quais os benefícios e cuidados que devem ser tomados na aplicação deste CPC.

CPC 10 – Pagamento baseado em ações
O CPC 10, pagamento baseado em ações exige uma troca para que seja concebida que tal operação seja definida ereconhecida como uma operação com pagamento baseado em ações. Quando uma companhia oferece instrumentos patrimoniais ou valores monetários em troca de bens ou serviços, é caracterizada assim uma operação envolvendo ações.
Vantagens do CPC 10: no tocante a não necessidade de desembolso de caixa na emissão de ações, fazendo com que tanto um fornecedor quanto funcionários se beneficiem do aumento deprodutividade da companhia e façam valorizar suas ações, sem com isso a entidade perder em competitividade por ter que dispor de desembolso de caixa.
Reconhecimento: ocorre quando há o recebimento do bem ou serviço por conta da entidade. Neste instante procede às contabilizações. É de suma importância esta identificação, já que dela decorre quando a entidade disponibiliza a terceiros ou a funcionárioso direito do exercício de opção.
Existem basicamente três tipos de operação conforme consta no CPC 10, são elas:
Transações com pagamento baseado em ações liquidadas pela entrega de instrumentos patrimoniais da entidade (incluindo opção de ações), nas quais a entidade recebe produtos e serviços em contrapartida a esses instrumentos patrimoniais;
Transações com pagamento baseado em açõesliquidadas em dinheiro, nas quais a entidade adquire produtos e serviços incorrendo em obrigações com os fornecedores desses produtos e serviços, cujo montante seja baseado no preço (ou valor) das ações ou outros instrumentos financeiros da entidade; eTransações nas quais a entidade recebe produtos e serviços e os termos do acordo conferem à entidade ou ao fornecedor desses produtos ou serviços aliberdade de escolha da forma de liquidação da transação, a qual pode ser em dinheiro (ou outros ativos) ou mediante a emissão de instrumentos patrimoniais.
Tipo de operação: é dado um devido tratamento para cada modalidade de transação, então é elementar que se reconheça qual o tipo de operação a qual estamos lidando e como iremos contabilizar em nossas demonstrações financeiras esta transação. Apartir do estabelecimento do que estamos lidando, é possível dar maior credibilidade para as DFs.

Condições: quando a empresa opta por este tipo de operação e se enquadra no CPC 10, é condição sine qua non que sejam definidos alguns pontos necessários para o reconhecimento da operação. O prazo de concessão da entidade para o receptor do benefício é estabelecido entre as partes, e muitas vezes édefinido um período ou condição para adquirir o direito. Ao estabelecer as condições, como por exemplo, um espaço de tempo onde o funcionário atue na entidade para ter direito aos instrumentos patrimoniais ou valores monetários, isso é caracterizado como serviço em troca de instrumentos. Ao ultrapassar este período o funcionário adquire o direito e depois basta exercer o seu direito de opção, ou não.Normalmente, uma despesa surge do consumo de produtos ou serviços. Por exemplo, serviços são normalmente consumidos imediatamente e, nesse caso, a despesa é reconhecida em contrapartida aos serviços prestados. Produtos podem ser consumidos dentro de um período de tempo ou, no caso de estoques, vendidos em uma data futura e, nesse caso, a despesa deve ser reconhecida quando os produtos forem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cpc 10
  • Cpc 27 e icpc 10
  • 10 inovações do novo CPC
  • Imobilizado – cpc 27 e icpc 10
  • CPC 01
  • CPC 10 – PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES
  • Cpc
  • CPCS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!