cozinha Portuguesa

Páginas: 4 (894 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Chuí. Vou adorar tê-los na minha cozinha acima do Equador.
sábado, 24 de setembro de 2011
UMA BREVE HISTÓRIA DOS DOCES NO BRASIL - FOLHA DE BOA VISTA 24/09/2011
UMA BREVE HISTÓRIA DOS DOCES NOBRASIL

"O açúcar refinou o paladar brasileiro, dando-lhe densidade histórica por intermédio dos doces e bolos" Gilberto Freyre, escritor pernambucano.


Denise Rohnelt de Araujoconfrariadosaborrr@hotmail.com




Os primeiros doces chegaram ao Brasil com Pedro Alvares Cabral, em 1500 e foram ofertados como presentes, aos índios de Porto Seguro. Logo as senhoras portuguesas trariam suasreceitas cheias de segredos, que pouco a pouco foram ensinando as cunhãs indígenas.

Os produtos da nova terra foram adaptados às receitas portuguesas. Como quase todas as senhoras eramanalfabetas, muitas das receitas originais se perderam no tempo.

                                         FOTOS GOOGLE
             
Doces portugueses


Com o cultivo da cana-de-açúcar, a mão de obraescrava abundante, e a tradição doceira dos portugueses, nossos doces se enriqueceram ganhando sabores mais tropicais. Ainda foram incorporados o milho e a mandioca, que se transformaram em sobremesas ebolos obrigatórios nas cozinhas coloniais. As frutas da terra tornavam-se compotas e doces nobres.

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, acocada, o quindim e os bolos de mandioca.



Pé de Moleque


Cocada branca, amarela e preta. Direto do Tabuleiro da Baiana



Quindins de Iaiá


No Nordeste os bolos homenageavam as famíliasatravés de receitas especiais como o Souza Leão, Luís Felipe, Guararapes,etc. que existem até hoje.



Bolo de Rolo pernambucano


Bolo Souza Leão



Já no sul do País, na cidade de Pelotasno Rio Grande do Sul, a cultura doceira também foi herdada de Portugal através das riquezas trazidas junto com os imigrantes que vieram em meados do século XIX. Eles trouxeram em sua bagagem os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cozinha regional portuguesa
  • Cozinhas
  • cozinha
  • Cozinha
  • Cozinha
  • cozinha
  • cozinha
  • Cozinha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!