cotidiano escolar

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
COTIDIANO ESCOLAR – UMA PRÁTICA SOCIAL EM CONSTRUÇÃO

RESUMO DO TEXTO 2: O CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

O texto apresentado é a união de duas entrevistas feitas com pesquisadoras da área de Educação, cotidianistas, com ampla experiência na área de pesquisa e currículo. As entrevistadas são: Corinta Geraldi e Regina Leite Garcia, e o foco das entrevistas, obviamente, foi as contribuiçõesdas mesmas nas áreas de pesquisa e sua experiência como professoras-pesquisadoras.
Ambas as entrevistadas relacionam os diversos espaçostempos dos quais as entrevistadas têm participado em suas formações e na de seus grupos. Elas destacam a importância da interação entre esses diversos espaços que cercaram o seu dia-a-dia desde o primeiro contato com a profissão na área de educação.
Destaca-setambém a importância que Corinta dá a formação intelectual e política, que se dá na maioria das vezes, fora do saber escolar formal, e que é de tão grande importância para a formação dos saberes e da personalidade de cada ser humano. Ou seja, ela não esquece, em momento algum, de como cotidianista que é, reconhecer a importância formadora daquilo que vivemos.
Observamos que a entrevistadoradestaca a importância da trajetória dessas educadoras, suas multi funções como professoras, sendo elas pesquisadoras, militantes da educação, cotidianistas, aprendizes também, ao mesmo tempo que ensinam, enfim, mostrando a todos que o ser educador é mais que apenas uma tarefa, mas múltiplas, que precisam ser executadas ao mesmo tempo, e respeitando as individualidades de cada aluno e cada realidadeque encontramos.
Em uma citação, ao iniciar sua entrevista, Corinta usa uma frase de Caetano Veloso para expressar, a seu ver, o que seria o “ser professor”. “Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é...” com essa citação, a meu ver, ela trás a tona a síntese do mar de prazeres e frustrações que existem nessa profissão, que todos nós enquanto professoras sentimos, e que nos dão força edeterminação para realizar um trabalho cada vez melhor.
Dessa formação intelectual e política que citamos anteriormente, Corinta chama de “alfabetização política”, e volta a reforçar a importância fundamental que essa consciência criou pra si, e como foi formativo esse conhecimento, que deu bases para a escolha da sua profissão e que foram fundamentais na sua constituição de professora pesquisadoramilitante. Criou nela, o saber crítico das coisas ao seu redor, as convenções, aos padrões pré estabelecidos, enfim, alterou o seu modo de ver as coisas ao redor.
Já ao falar da escola, Corina se refere aos conhecimentos lá adquiridos como uma escolaridade formal, porém com aprendizados diferenciados. Esse dinamismo com o qual as aulas lhe foram ministradas, principalmente durante o seu curso normal,lhe mostraram que existe em si a alegria de aprender, e a alegria em se partilhar saberes, onde ambas passaram a existir em sua vida na hora de educar.
Um dos aprendizados diferenciados mais importantes destacados no texto é o aprendizado compartilhado, que é tão pouco valorizado em nosso currículo escolar. O aprendizado que se dá por meio de redes de conhecimento, seja com um amigo, ou comvários, numa conversa, ou numa pesquisa na biblioteca. Daí, das interações que surgem no meio do caminho de se aprender, vem não só o conhecimento teórico, mas as inovações, as descobertas de formas novas de se conhecer e praticar tal conhecimento, de modo que um influencia a opinião e a formação do outro em determinados assuntos que possam surgir.
Essa aprendizagem secundária possibilitou na escolhade uma profissão, visto que ela tinha mais facilidade em aprender Matemática, e sua colega não, e ao compartilhar conhecimentos com ela sobre isso, descobriu-se amando aprender, e amando partilhar esses conhecimentos adquiridos.
Em seguida, já enquanto professora, ela se depara com a dificuldade que é ensinar a matemática aos alunos do ensino fundamental de forma que essa ciência tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cotidiano Escolar
  • Geografia escolar e cotidiano
  • Ad1 cultura e cotidiano escolar
  • Diversidade no cotidiano escolar
  • JOGOS E DINAMICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
  • VIOLENCIA NO COTIDIANO ESCOLAR
  • Avaliação no cotidiano escolar
  • A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!